Avaliação programática do estudante: estratégia institucional para melhor cumprir as funções da avaliação educacional (2016)
- Autor:
- Autor USP: TRONCON, LUIZ ERNESTO DE ALMEIDA - FMRP
- Unidade: FMRP
- DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v1i1p53-58
- Subjects: AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
- Keywords: Avaliação educacional; Avaliação do estudante; Avaliação dos processos de ensino e aprendizagem
- Language: Português
- Abstract: Avaliar o estudante consiste em obter informações sobre o seu desempenho em diferentes domínios, tendo em vista que se cumpram três funções principais: tomar decisões sobre o progresso dele no curso (avaliação somativa), fomentar o aprendizado (avaliação formativa) e contribuir para o controle da qualidade do processo educacional (avaliação informativa). A avaliação programática do aluno de graduação constitui forma inovadora de aplicar com maior eficiência os princípios e métodos da avaliação educacional, para que esta realize com maior eficácia suas atribuições. Na avaliação programática, os procedimentos avaliativos são de responsabilidade da instituição, que define um programa de avaliação centralizado, abrangente e uniforme, no qual professores e coordenadores de disciplina desempenhem diferentes papéis. Este artigo discute as principais funções da avaliação do estudante e as dificuldades para cumpri-las, bem como trata das metas e características mais notáveis da avaliação programática. Consideram-se também aspectos relativos à implantação e ao funcionamento de sistemas estruturados para a avaliação programática do estudante de graduação e a evolução e o estado atual dessa nova prática
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Revista de Graduação da USP
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 1, n. 1, p. 53-58, 2016
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc-sa
-
ABNT
TRONCON, Luiz Ernesto de Almeida. Avaliação programática do estudante: estratégia institucional para melhor cumprir as funções da avaliação educacional. Revista de Graduação da USP, v. 1, n. 1, p. 53-58, 2016Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v1i1p53-58. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Troncon, L. E. de A. (2016). Avaliação programática do estudante: estratégia institucional para melhor cumprir as funções da avaliação educacional. Revista de Graduação da USP, 1( 1), 53-58. doi:10.11606/issn.2525-376X.v1i1p53-58 -
NLM
Troncon LE de A. Avaliação programática do estudante: estratégia institucional para melhor cumprir as funções da avaliação educacional [Internet]. Revista de Graduação da USP. 2016 ; 1( 1): 53-58.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v1i1p53-58 -
Vancouver
Troncon LE de A. Avaliação programática do estudante: estratégia institucional para melhor cumprir as funções da avaliação educacional [Internet]. Revista de Graduação da USP. 2016 ; 1( 1): 53-58.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v1i1p53-58 - O ano 2010 marcou o centenário da publicação do "Relatório Flexner", ... [Prefácio]
- Esvaziamento gastrico em criancas . Vi. Avaliacao do efeito somatorio da baixa temperatura da agua
- Evidence for a nitric oxide mediated pathway in control of human gastric fundal tone
- Relaxation of human gastric fundes by a nitric oxide (n.O) reteesing
- Abnormal intragastric food distribution and disordered gastric notor performance in patients with functional dyspepsia
- Antral gastrin cell population in patients with chagasic megaesophagus and megacolon
- Esophageal nikolskys sign in pemphigus vulgaris
- Estudo sobre a motilidade digestiva de pacientes com doença de Alzheimer
- Imunologia clínica das doenças do estômago
- Abnormal intragastric distribution of food during gastric emptying in functional dyspepsia patients
Informações sobre o DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v1i1p53-58 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas