Habilidades sociais comunicativas dos universitários na relação interpessoal com colegas e professores (2016)
- Authors:
- Autor USP: ABRAMIDES, DAGMA VENTURINI MARQUES - FOB
- Unidade: FOB
- Subjects: HABILIDADE SOCIAL; HABILIDADES NA COMUNICAÇÃO; ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
- Language: Português
- Abstract: Um tema essencial a ser discutido nas universidades é a promoção das habilidades sociais (HS) dos universitários uma vez que representam o repertório de comportamentos que um indivíduo possui para lidar com as diferentes demandas de situações interpessoais. O estudante que ingressa na universidade é colocado à prova em novas e variadas situações sociais, e seu desempenho nestas é, em grande parte, determinado por estas habilidades que podem influenciar no seu desempenho acadêmico. Portanto, proporcionar um treinamento ao universitário voltado à competência social das HS significa auxiliá-lo na adequação de seu comportamento no novo contexto acadêmico, favorecendo sua eficácia. O objetivo desta pesquisa foi investigar, do ponto de vista qualitativo, as Habilidades Sociais Comunicativas (HSC) dos universitários durante um programa de Treinamento de Habilidades Sociais (THS), oferecido pela disciplina de Psicologia III no Curso de Fonoaudiologia de uma Instituição de Ensino Superior do interior paulista, no ano de 2014. O foco foi a relação interpessoal dos estudantes com seus colegas e professores, descrevendo as potencialidades e dificuldades de seu repertório conforme sua autopercepção, assim como identificar os ganhos percebidos pelos mesmos ao longo do programa. Participaram desta pesquisa 22 universitários, com faixa etária entre 19 e 21 anos de ambos os sexos. Empregou-se análise de conteúdo dos relatos produzidos pelos universitários no 1o, 8o e 15o encontros do THS. Enquanto resultados, as potencialidades nas HSC abordadas pelos universitá- rios foram a atitude de conversar, iniciando, mantendo, ou encerrando conversação, fazer perguntas e dar feedback ao refletirem sobre as suas relações com os colegas e professores da universidade.Considerando-se as dificuldades nas HSC, a automonitoria em ser comunicativo foi a mais apontada tanto na relação com colegas, como com professores; porém, prevalecendo no relacionamento com os docentes. Os universitários interpretaram ter havido ganho nas HSC, principalmente na relação com os colegas. Também houve menção de melhora na habilidade de fazer perguntas aos professores. Importante ressaltar que a atitude de fazer perguntas é um comportamento indispensável nas interações sociais, pois é uma forma de se obter informações sobre aquilo que desejamos saber e na relação professor-aluno, interferem diretamente no processo de aprendizagem do universitário, pois, ao expressar a sua opinião, ou ao fazer perguntas, o aluno estará construindo seu conhecimento. Conclui-se que ao “dar voz” aos universitários, esta pesquisa produziu dados qualitativos, realçando valores, crenças, representações, opiniões e atitudes desta população no contexto acadêmico e que o THS ampliou o repertório das habilidades e competências sociais culminando com mudanças de comportamento. Esta reflexão específica do relacionamento interpessoal do universitário com seus pares e docentes no contexto acadêmico não é encontrada na literatura, sendo este estudo um importante precursor nesta reflexão.
- Imprenta:
- Publisher: Universidade de São Pulo/Pró-Reitoria de Graduação
- Publisher place: São Paulo
- Date published: 2016
- Source:
- Título do periódico: Anais
- Conference titles: Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo
-
ABNT
VAN MELIS, Márcia Terezinha e ABRAMIDES, Dagma Venturini Marques. Habilidades sociais comunicativas dos universitários na relação interpessoal com colegas e professores. 2016, Anais.. São Paulo: Universidade de São Pulo/Pró-Reitoria de Graduação, 2016. . Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
van Melis, M. T., & Abramides, D. V. M. (2016). Habilidades sociais comunicativas dos universitários na relação interpessoal com colegas e professores. In Anais. São Paulo: Universidade de São Pulo/Pró-Reitoria de Graduação. -
NLM
van Melis MT, Abramides DVM. Habilidades sociais comunicativas dos universitários na relação interpessoal com colegas e professores. Anais. 2016 ;[citado 2024 mar. 29 ] -
Vancouver
van Melis MT, Abramides DVM. Habilidades sociais comunicativas dos universitários na relação interpessoal com colegas e professores. Anais. 2016 ;[citado 2024 mar. 29 ] - Avaliação psicológica de pacientes com sinais clínicos da síndrome velocardiofacial
- Apert syndrome: factors involved in the cognitive development
- Relação entre habilidades sociais de comunicação e pragmática no distúrbio específico de linguagem
- Percepção do aluno de fonoaudiologia sobre a influência televisiva no comportamento da clientela infantil
- Habilidades sociais em estudantes de fonoaudiologia
- Análise da estrutura de educação musical: uma abordagem interdisciplinar
- Síndrome de crouzon: avaliação fonoaudiológica e desempenho no ITPA
- Distúbio Específico de Linguagem: marcadores neurocognitivos
- Aspectos psicossociais da aquisição e desenvolvimento da linguagem
- Práticas educativas parentais de crianças com deficiência auditiva e de linguagem
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas