Um olhar sobre a construção do conceito de ação comunicativa na “Teoria da Ação Comunicativa” (2017)
- Autor:
- Autor USP: ALMEIDA, MARCO ANTONIO BETTINE DE - EACH
- Unidade: EACH
- DOI: 10.1590/15174522-019004414
- Assunto: AÇÃO COMUNICATIVA
- Idioma: Português
- Resumo: Este texto busca trilhar o caminho que Habermas percorreu na “Teoria da Ação Comunicativa” (TAC) para provar a existência de uma ação comunicativa. Pretende-se abordar mais especificamente as questões fundamentais do item “III: Primeira consideração intermediária: agir social, atividade teleológica e comunicação” (Habermas, 2012a). A construção dos argumentos apresentados consiste em um diálogo da literatura secundária sobre a TAC com as análises do capítulo III do próprio Habermas. Para o autor alemão, a ação comunicativa já era embrionária em vários clássicos das ciências humanas. Em Weber, Habermas vai buscar na ação racional com respeito a valores os indícios de uma dualidade no conceito de ação, uma voltada a relação homem-objeto e outra ligada a uma relação entre sujeitos. Nesta última, Habermas persegue a diferenciação entre uma comunicação em busca de um resultado, estratégico, e outra que seria racionalmente motivada para o entendimento, comunicativa. Em Austin vai introduzir o conceito de atos de fala, que já abordava a comunicação em busca de entendimento como primordial, ato de fala ilocucionário. Em Mead, Durkheim vai mostrar como o entendimento ou o consenso é primordial para a existência do sujeito no mundo, por este motivo, a ação comunicativa é anterior a ação teleológica. Adorno e Horkheimer, segundo Habermas, deram pistas valiosas para superar a ação racional com respeito a fins, compreendendo seu conteúdo relacional. E, por último, como Habermas interpreta a ação dramatúrgica de Goffman para entender o mundo subjetivo, e construir um conceito de ação amplo para fundamentar e pensar a ação comunicativa. Este artigo não busca concluir algo definitivo, a sua intenção bem mais modesta é apresentar e discutir um olhar sobre um conceito fundante da teoria habermasiana, a ação comunicativa
- Imprenta:
- Local: Porto Alegre
- Data de publicação: 2017
- Fonte:
- Título do periódico: Sociologias
- ISSN: 1517-4522
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 19, n. 44, p. 334-359, jan./abr. 2017
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
ALMEIDA, Marco Antonio Bettine de. Um olhar sobre a construção do conceito de ação comunicativa na “Teoria da Ação Comunicativa”. Sociologias, v. 19, n. ja/abr. 2017, p. 334-359, 2017Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/15174522-019004414. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Almeida, M. A. B. de. (2017). Um olhar sobre a construção do conceito de ação comunicativa na “Teoria da Ação Comunicativa”. Sociologias, 19( ja/abr. 2017), 334-359. doi:10.1590/15174522-019004414 -
NLM
Almeida MAB de. Um olhar sobre a construção do conceito de ação comunicativa na “Teoria da Ação Comunicativa” [Internet]. Sociologias. 2017 ; 19( ja/abr. 2017): 334-359.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.1590/15174522-019004414 -
Vancouver
Almeida MAB de. Um olhar sobre a construção do conceito de ação comunicativa na “Teoria da Ação Comunicativa” [Internet]. Sociologias. 2017 ; 19( ja/abr. 2017): 334-359.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.1590/15174522-019004414 - Estado, mercado e cultura: a produção cultural no tempo livre
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Informações sobre o DOI: 10.1590/15174522-019004414 (Fonte: oaDOI API)
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