Barreiras à adoção das certificações sustentáveis por parte de empresas de bens de consumo: uma proposta de sistematização (2017)
- Authors:
- Autor USP: DALMARCO, DENISE DE ABREU SOFIATTI - FEA
- Unidade: FEA
- Sigla do Departamento: EAD
- Subjects: ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS; ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING; STAKEHOLDER
- Keywords: Barreiras; Barriers; Certificações sustentáveis; Marketing management; Sistematização; Supply chain management; Sustainable labels; Systematization
- Language: Português
- Abstract: As certificações sustentáveis são consideradas um caminho possível para alavancar um consumo mais sustentável por parte dos consumidores, por meio da comunicação, nas embalagens dos produtos, de atributos socioambientais que eles carregam, verificados por uma terceira parte. Considerando as relações entre empresas, as certificações também podem apoiar organizações que desejam implementar políticas sociais e/ou ambientais, assegurando a rastreabilidade de sua matéria-prima e/ou a qualidade de seu processo produtivo. Porém, nota-se que ainda há diversas barreiras para uma maior adoção destas certificações, seja por parte dos consumidores, que não os reconhecem, não compreendem suas mensagens, ou não os valorizam no momento da compra; seja por parte das empresas, que ainda não conseguiram identificar os reais benefícios de sua adoção, seja por falta de demanda de mercado, ou pela falta de comprovação da efetiva redução de seus impactos socioambientais. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo fazer uma sistematização das barreiras que dificultam a utilização das certificações sustentáveis por parte de empresas de bens de consumo. Foram levantadas diversas barreiras às certificações, sem ser possível encontrar uma iniciativa de consolidação e sistematização das mesmas. Para avançar o conhecimento relacionado ao tema, procedeu-se a análise de dois casos de certificações relevantes no Brasil, o Forest Stewardship Council (FSC) e o \"I´m Green\". Os principaisresultados alcançados foram: i) a atualização da listagem de barreiras previamente levantada; ii) a primeira proposta de classificação das barreiras às certificações sustentáveis; e iii) o primeiro mapeamento da atuação das barreiras de acordo com o stakeholder envolvido no processo. Nota-se que os obstáculos enfrentados pelas empresas de bens de consumo são principalmente referentes à sua relação com seus fornecedores de insumo e os padronizadores, além de diversas questões internas à organização. Observa-se, também, que as barreiras comuns às duas certificações estudadas estão concentradas na fase inicial de adoção das mesmas, e são oriundas, em sua maioria dos stakeholders externos. Já as barreiras específicas de cada certificação tem algumas particularidades: no caso do FSC elas estão concentradas na fase de implementação, e envolve uma gama maior de stakeholders; e no caso \"I´m Green\" há uma dispersão entre a fase anterior de implementação, e a fase de implementação, propriamente, sendo que elas são focadas no fornecedor. O presente estudo abriu espaço para uma maior compreensão sobre como a questão da rotulagem sustentável vem sendo considerada no ambiente corporativo, podendo ser endereçado de diversas formas pela academia, pelas empresas, pelos padronizadores e pelos demais envolvidos com o tema
- Imprenta:
- Data da defesa: 21.03.2017
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ABNT
DALMARCO, Denise de Abreu Sofiatti. Barreiras à adoção das certificações sustentáveis por parte de empresas de bens de consumo: uma proposta de sistematização. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-13062017-143604/. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Dalmarco, D. de A. S. (2017). Barreiras à adoção das certificações sustentáveis por parte de empresas de bens de consumo: uma proposta de sistematização (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-13062017-143604/ -
NLM
Dalmarco D de AS. Barreiras à adoção das certificações sustentáveis por parte de empresas de bens de consumo: uma proposta de sistematização [Internet]. 2017 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-13062017-143604/ -
Vancouver
Dalmarco D de AS. Barreiras à adoção das certificações sustentáveis por parte de empresas de bens de consumo: uma proposta de sistematização [Internet]. 2017 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-13062017-143604/ - The implementation of product development strategies focused on sustainability: from Brazil - the case of Natura Sou Cosmetics brand
- Sustainable consumption profile differences among brazilian regions
- A implementação de estratégias de desenvolvimento de produtos voltadas para a sustentabilidade: o caso de Natura Sou
- Knowledge and understanding of sustainability labels in Brazil
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