História da ciência e epistemologia: um estudo no ensino médio brasileiro (2017)
- Authors:
- Autor USP: AQUINO, GISELA TOLAINE MASSETTO DE - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- Sigla do Departamento: FLH
- Subjects: EPISTEMOLOGIA; HISTÓRIA DA CIÊNCIA; ENSINO MÉDIO; FORMAÇÃO DE CONCEITO
- Keywords: Construção do pensamento; Construction of thought; Trabalho transdisciplinar; Transdisciplinary work
- Language: Português
- Abstract: Este estudo analisa o uso de uma nova proposta de organização curricular para o Ensino Médio, fundamentada no trabalho com a História da Ciência em sala de aula. Propõe-se que, nas aulas de história, por meio da análise da História da Ciência o estudante possa compreender e relacionar aspectos fundamentais dos conceitos trabalhados inicialmente apenas nas aulas de Ciências da Natureza e Matemática. Para tal, parte-se da premissa de que toda a fundamentação e contextualização da ciência devam ser realizadas nas aulas de história, pelo professor da disciplina em que questão, baseando-se em uma visão inserida na ciência e na tecnologia. Acredita-se que, com essa prática, evita-se a perpetuação da ideia de que a produção de ciência seja considerada algo sagrado e inviolável, bem como o próprio cientista que é tratado como um ser de sabedoria incontestável. Ao contrário, busca-se formar uma nova visão da ciência, que está sujeita a críticas e a reformulações, como mostra a própria história de sua produção. Dessa forma, aluno e professor reconstroem a estrutura do conhecimento. Defende-se ainda que esse formato de organização possa auxiliar o estudante brasileiro, de Ensino Médio, a construir nova ordenação de pensamento, o que facilitaria a percepção de novos conhecimentos. Para a análise da construção do pensamento o estudo faz uma comparação entre o pensamento de dois epistemólogos de fundamental importância para educação e para a história da ciência: Thomas Kuhn e Jean Piaget.
- Imprenta:
- Data da defesa: 20.02.2017
-
ABNT
AQUINO, Gisela Tolaine Massetto de. História da ciência e epistemologia: um estudo no ensino médio brasileiro. 2017. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-08052017-101748/. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Aquino, G. T. M. de. (2017). História da ciência e epistemologia: um estudo no ensino médio brasileiro (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-08052017-101748/ -
NLM
Aquino GTM de. História da ciência e epistemologia: um estudo no ensino médio brasileiro [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-08052017-101748/ -
Vancouver
Aquino GTM de. História da ciência e epistemologia: um estudo no ensino médio brasileiro [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-08052017-101748/
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas