Exportar registro bibliográfico

O campo artístico do homem: a mulher e o sujeito lírico na poesia de Murilo Mendes (2016)

  • Autores:
  • Autor USP: DESTRI, LUISA DE AGUIAR - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLC
  • Assuntos: MODERNISMO (LITERATURA); POESIA; CATOLICISMO; SURREALISMO; FEMINISMO
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este trabalho propõe uma leitura da poesia amorosa de Murilo Mendes, buscando no recorte temático um ponto de vista de onde se podem observar os aspectos mais constitutivos da obra do autor A mulher é o grande campo artístico do homem, afirmou o poeta, propondo ele mesmo essa relação. Parte-se da constatação de que em sua trajetória convivem visões antagônicas do amor e da mulher: a inspiração surrealista propõe uma concepção amorosa que visa à vida pública e à emancipação feminina, enquanto a visão de mundo católica subordina o amor ao desenvolvimento espiritual, muitas vezes reduzindo a mulher a uma categoria. Essa contradição, investigada principalmente em poemas de A poesia em pânico (1936-1937) e As metamorfoses (1938-1941), torna possível discutir uma das mais problemáticas e decisivas questões da obra muriliana a combinação entre surrealismo e catolicismo. Defende-se a hipótese de que as contradições surgidas dessa conciliação de opostos vão sendo superadas à medida que se desenvolve uma nova concepção de história, flagrada em composições de Mundo enigma (1942) e Poesia liberdade (1943-1945) que confrontam de modo novo mundo público e poesia pessoal. De um ponto de vista que se quer ao mesmo tempo diacrônico (porque considera a trajetória) e sincrônico (porque procura delimitar concepções específicas do amor e da mulher), buscam-se as razões para que o lirismo amoroso se concentre em poemas escritos nas décadas de 1930 e 1940, já que Murilo Mendes produziu pelomenos de 1925 a 1974.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 05.12.2016
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      DESTRI, Luisa de Aguiar. O campo artístico do homem: a mulher e o sujeito lírico na poesia de Murilo Mendes. 2016. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-04042017-152851/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Destri, L. de A. (2016). O campo artístico do homem: a mulher e o sujeito lírico na poesia de Murilo Mendes (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-04042017-152851/
    • NLM

      Destri L de A. O campo artístico do homem: a mulher e o sujeito lírico na poesia de Murilo Mendes [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-04042017-152851/
    • Vancouver

      Destri L de A. O campo artístico do homem: a mulher e o sujeito lírico na poesia de Murilo Mendes [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-04042017-152851/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024