Proposta de ensino em fonoaudiologia: avaliação perceptivoauditiva da voz por meio de um ambiente virtual de aprendizagem (2015)
- Autores:
- Autores USP: VIEIRA, MILLENA MARIA RAMALHO MATTA - FOB ; BRASOLOTTO, ALCIONE GHEDINI - FOB
- Unidade: FOB
- Assuntos: MÉTODOS DE ENSINO; FONOAUDIOLOGIA; TECNOLOGIA EDUCACIONAL
- Idioma: Português
- Resumo: A utilização de estratégias com novas tecnologias de informação e comunicação, hoje tão presentes e familiarizadas no meio universitário, apresentam o intuito de facilitar e otimizar o processo de ensino e aprendizagem. Na área de voz ainda são escassas as iniciativas educacionais que se utilizam dessas novas tecnologias, desta forma, pretende-se elaborar e avaliar um curso em um ambiente virtual de aprendizagem sobre a avaliação perceptivoauditiva da voz, destinado a alunos de graduação em Fonoaudiologia, a fim de se verificar se este poderá ser uma ferramenta educacional útil para esse tipo de população. Serão convidados a participar deste estudo os 133 alunos matriculados no primeiro semestre de 2015 no curso de graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo. Os alunos que concordarem em participar do estudo realizarão o curso online durante 1 mês. O curso foi organizado em 4 módulos principais e obrigatórios (1. Noções básicas de anatomia e fisiologia da fonação; 2. Ouvindo vozes; 3. Avaliação perceptivoauditiva da voz e 4. Aplicabilidade da avaliação perceptivoauditiva da voz) e 1 módulo adicional facultativo com vídeos sobre curiosidades e sugestão de material complementar para estudo. O curso também apresentará diversas ferramentas educacionais: textos, imagens ilustrativas, videoaulas, vídeos, arquivos de áudio, atividades práticas individuais, fóruns, além de recursos de interatividade entre alunos e tutores. O curso online será antecipadamente avaliado por 4 juízes fonoaudiólogas, professoras doutoras e especialistas em voz com experiência no ensino da avaliação perceptivoauditiva da voz, de 4 instituições de ensino superior distintas; após as avaliações das juízas, modificações poderão ser realizadas no curso.Além da avaliação ao final de cada módulo, que se realizará por meio de questões específicas e atividades práticas, os alunos responderão a avaliações de conteúdo nos momentos pré-curso, pós-curso e pós 2 meses do término do curso, de forma presencial. Ao término do curso o aluno também responderá a uma avaliação motivacional do ambiente virtual de aprendizagem. Serão realizadas análises descritivas qualitativas dos resultados e testes estatísticos apropriados para comparação do desempenho dos alunos entre os momentos de avaliação.
- Imprenta:
- Editora: Universidade de São Pulo/Pró-Reitoria de Graduação
- Local: São Paulo
- Data de publicação: 2015
- Fonte:
- Título do periódico: Anais
- Nome do evento: Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo
-
ABNT
VIEIRA, Millena Maria Ramalho Matta e BRASOLOTTO, Alcione Ghedini. Proposta de ensino em fonoaudiologia: avaliação perceptivoauditiva da voz por meio de um ambiente virtual de aprendizagem. 2015, Anais.. São Paulo: Universidade de São Pulo/Pró-Reitoria de Graduação, 2015. . Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Vieira, M. M. R. M., & Brasolotto, A. G. (2015). Proposta de ensino em fonoaudiologia: avaliação perceptivoauditiva da voz por meio de um ambiente virtual de aprendizagem. In Anais. São Paulo: Universidade de São Pulo/Pró-Reitoria de Graduação. -
NLM
Vieira MMRM, Brasolotto AG. Proposta de ensino em fonoaudiologia: avaliação perceptivoauditiva da voz por meio de um ambiente virtual de aprendizagem. Anais. 2015 ;[citado 2024 abr. 24 ] -
Vancouver
Vieira MMRM, Brasolotto AG. Proposta de ensino em fonoaudiologia: avaliação perceptivoauditiva da voz por meio de um ambiente virtual de aprendizagem. Anais. 2015 ;[citado 2024 abr. 24 ] - Ambiente virtual de aprendizagem: proposta de ensino sobre avaliação perceptivoauditiva da voz
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