Ensino da teoria da contabilidade nos programas de pós-graduação de ciências contábeis do Brasil (2016)
- Autores:
- Autor USP: IUDICIBUS, SERGIO DE - FEA
- Unidade: FEA
- Assuntos: CONTABILIDADE; PÓS-GRADUAÇÃO
- Idioma: Português
- Resumo: Este estudo objetiva analisar como o ensino da Teoria da Contabilidade ocorre nos Programas de Pós-Graduação de Ciências Contábeis do Brasil. Pesquisa com abordagem qualitativa foi realizada a partir da análise de conteúdo dos planos de ensino de 27 cursos. Os resultados mostram que 30 docentes lecionam a disciplina nos programas analisados. A maior parte deles possui livros publicados em outras áreas, poucos possuem livros no escopo da disciplina analisada. A disciplina é obrigatória para a maioria dos cursos de mestrado, enquanto que nos cursos de doutorado apenas alguns possuem uma disciplina específica, geralmente denominada de Teoria Avançada da Contabilidade. Em relação aos conteúdos, o núcleo fundamental da teoria contábil, princípios, postulados e evolução histórica são discutidos na maioria dos cursos. Em volume pouco considerável, assuntos distintos são disseminados nos cursos, inclusive alguns de outras áreas, por exemplo, governança corporativa, contabilidade ambiental, auditoria, ensino da contabilidade. Em alguns programas predomina a abordagem macroeconômica, com viés positivista. Em relação às referências, destacam-se as obras dos autores Iudícibus, Hendriksen e Van Breda, convergindo com pesquisas realizadas em cursos de graduação. Contudo, outros autores se sobressaem, como Watts e Zimmerman, Kam, Most e Scot, além dos pronunciamentos contábeis
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista Universo Contábil
- ISSN: 1809-3337
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 12, n. 4, p. 6-29, out./dez. 2016
-
ABNT
IUDÍCIBUS, Sérgio de e BEUREN, Ilse Maria e SANTOS, Vanderlei dos. Ensino da teoria da contabilidade nos programas de pós-graduação de ciências contábeis do Brasil. Revista Universo Contábil, v. 12, n. 4, p. 6-29, 2016Tradução . . Disponível em: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/download/5408/pdf. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Iudícibus, S. de, Beuren, I. M., & Santos, V. dos. (2016). Ensino da teoria da contabilidade nos programas de pós-graduação de ciências contábeis do Brasil. Revista Universo Contábil, 12( 4), 6-29. Recuperado de http://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/download/5408/pdf -
NLM
Iudícibus S de, Beuren IM, Santos V dos. Ensino da teoria da contabilidade nos programas de pós-graduação de ciências contábeis do Brasil [Internet]. Revista Universo Contábil. 2016 ; 12( 4): 6-29.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/download/5408/pdf -
Vancouver
Iudícibus S de, Beuren IM, Santos V dos. Ensino da teoria da contabilidade nos programas de pós-graduação de ciências contábeis do Brasil [Internet]. Revista Universo Contábil. 2016 ; 12( 4): 6-29.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/download/5408/pdf - Metodologia do ensino da contabilidade
- Análise de custos
- Contabilidade gerencial
- Teoria da contabilidade
- Utilizacao de informacoes contabeis para finalidades economicas
- Análise de custos: caso da empresa delta
- Lucro contabil: crepusculo ou ressurgimento
- Gestão estratégica de custos e sistema de informação empresarial
- A contabilidade como sistema de informação empresarial
- Desafios do contabilista na transicao para uma economia de competitividade e eficiencia
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas