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Educomunicação e participação cidadã de adolescentes e jovens, no Brasil (2016)

  • Autores:
  • Autor USP: ROMÃO, LILIAN CRISTINA RIBEIRO - ECA
  • Unidade: ECA
  • Sigla do Departamento: CCA
  • Assuntos: EDUCOMUNICAÇÃO; ADOLESCENTES; JOVENS; CIDADANIA
  • Palavras-chave do autor: citizen participation; communication and education; educommunication; human rights
  • Idioma: Português
  • Resumo: A comunicação e seus novos formatos de expressão, diálogo, mobilização têm modificado as dinâmicas sociais, principalmente com as tecnologias digitais. Ações sociais relacionadas à garantia e efetivação dos direitos à comunicação e à participação de adolescentes e jovens, pautadas nos princípios da educomunicação, estão desenvolvendo novos formatos de ação cidadã desse público na sociedade, mais democráticos, colaborativos, participativos, autônomos e criativos (SOARES, 2011). A partir dos objetivos de identificar a relação existente entre participação cidadã de adolescentes e jovens e a interface comunicação e educação e problematizar como as instâncias articuladoras de políticas estão construindo estratégias relacionadas ao paradigma educomunicativo para fortalecer a ação cidadã juvenil, a pesquisa analisou a experiência da Viração Educomunicação e da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores (Renajoc) para entender as conexões que estabelecem entre a comunicação-educação e a participação infanto-juvenil, além de entrevistar 31 integrantes da Renajoc durante o V Encontro Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores. Entre as principais conclusões, é possível perceber que os espaços e formatos de participação existentes não são suficientes ao perfil e necessidades sociais do jovem. O campo educomunicativo se propõe a pensar a participação e a comunicação menos como instrumentos e técnicas para o exercício cidadão e mais como direitos humanos fundamentais para o sujeito social e possibilita que a adolescência e juventude sinta-se integrante e ativa na construção de estratégias e espaços de ação para o bem comum. Os jovens valorizam os princípios que pautam as práticas do campo comunicação-educação, mas estão atentos para não formatarem a interface como única possibilidade de cidadania comunicativa ou de ativismo social
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 05.12.2016
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      ROMÃO, Lilian Cristina Ribeiro. Educomunicação e participação cidadã de adolescentes e jovens, no Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-08052017-110529/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Romão, L. C. R. (2016). Educomunicação e participação cidadã de adolescentes e jovens, no Brasil (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-08052017-110529/
    • NLM

      Romão LCR. Educomunicação e participação cidadã de adolescentes e jovens, no Brasil [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-08052017-110529/
    • Vancouver

      Romão LCR. Educomunicação e participação cidadã de adolescentes e jovens, no Brasil [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-08052017-110529/


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