Práticas escolares e desempenho dos alunos: uso das abordagens quantitativa e qualitativa (2016)
- Authors:
- Autor USP: SALGADO JUNIOR, ALEXANDRE PEREIRA - FEARP
- Unidade: FEARP
- DOI: 10.1590/ES0101-73302016129370
- Subjects: ENSINO FUNDAMENTAL; RENDIMENTO ESCOLAR; EDUCAÇÃO; ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; PEDAGOGIA
- Keywords: Práticas administráveis e pedagógicas; Prova Brasil; Desempenho de alunos; Eficiência em educação
- Language: Português
- Abstract: O objetivo do artigo foi inter-relacionar as práticas administrativas e pedagógicas identificadas em escolas municipais do ensino fundamental que possam contribuir para o desempenho dos alunos na Prova Brasil. Para tanto, foi aplicada uma metodologia na qual são utilizadas as abordagens qualitativa e quantitativa de forma integrada e colaborativa para se estudar a eficiência escolar. Primeiramente, é aplicada a Análise Envoltória de Dados, que, por seu caráter quantitativo, classifica as escolas em eficientes e ineficientes em relação ao grupo estudado. Na segunda etapa, qualitativa, são realizados estudos de múltiplos casos nessas escolas, visando compreender seus processos internos. Espera-se, com os resultados, poder contribuir para o alinhamento das práticas que visem auxiliar no desempenho dos alunos, na gestão escolar e, sobretudo, proporcionar melhorias na qualidade da educação
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Educação e Sociedade
- ISSN: 0101-7330
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 37, n. 134, p. 217-243, 2016
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
SALGADO JUNIOR, Alexandre Pereira e NOVI, Juliana Chiaretti e FERREIRA, Jonas. Práticas escolares e desempenho dos alunos: uso das abordagens quantitativa e qualitativa. Educação e Sociedade, v. 37, n. 134, p. 217-243, 2016Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302016129370. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Salgado Junior, A. P., Novi, J. C., & Ferreira, J. (2016). Práticas escolares e desempenho dos alunos: uso das abordagens quantitativa e qualitativa. Educação e Sociedade, 37( 134), 217-243. doi:10.1590/ES0101-73302016129370 -
NLM
Salgado Junior AP, Novi JC, Ferreira J. Práticas escolares e desempenho dos alunos: uso das abordagens quantitativa e qualitativa [Internet]. Educação e Sociedade. 2016 ; 37( 134): 217-243.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302016129370 -
Vancouver
Salgado Junior AP, Novi JC, Ferreira J. Práticas escolares e desempenho dos alunos: uso das abordagens quantitativa e qualitativa [Internet]. Educação e Sociedade. 2016 ; 37( 134): 217-243.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302016129370 - O uso da videoconferência na negociação empresarial: um estudo de caso
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Informações sobre o DOI: 10.1590/ES0101-73302016129370 (Fonte: oaDOI API)
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