Os estereótipos turísticos como forma de manipulação durante a ditadura militar brasileira (2016)
- Authors:
- Autor USP: FINO, PATRíCIA MARIANA - ESALQ/CENA
- Unidade: ESALQ/CENA
- Sigla do Departamento: LES
- Subjects: COMUNICAÇÃO DE MASSA; DITADURA; MÍDIAS SOCIAIS; REVISTAS
- Keywords: Estereótipos turísticos
- Language: Português
- Abstract: Durante os anos de 1964 e 1985, o Brasil viveu sob uma ditadura militar, marcada por forte repressão político/ideológica aos oposicionistas do regime. Violência, tortura, impunidade e desigualdade foram algumas das consequências do período ditatorial que se instalou no país. Nesta fase, principalmente entre os anos de 1969 e 1974, houve intensa censura aos meios de comunicação (que resultou em controle de tudo que era publicado) e o governo investiu massivamente na divulgação do \"milagre econômico\" e temas nacionalistas como forma de manipular a população. Santos Filho (2008) afirma que a Empresa Brasileira de Turismo - EMBRATUR foi utilizada pelos militares para divulgar uma imagem positiva do país no exterior, uma vez que as denúncias de repressão e violência poderiam prejudicá-los. Esta divulgação foi feita por meio de estereótipos, prejudicando a atividade turística, como é o exemplo do turismo sexual. Esta pesquisa se propôs a investigar se os estereótipos turísticos utilizados no exterior também foram utilizados internamente como forma de promover a ideologia proposta pelos militares resultando em maior controle da população. Porém, neste caso, o corpus não será composto apenas por propaganda e publicidade, mas também (e principalmente) por notícias correntes, em que tais temas foram introduzidos de maneira sutil no cotidiano das pessoas. Foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica e levantamento documental. De posse destasinformações foi realizada a Análise Crítica do Discurso, tal análise nos permitiu compreender o sentido do texto e como ele se articulou com a história e com a sociedade. A revista Veja foi o objeto de análise desta investigação devido ao seu alcance nacional e sua expressiva tiragem no período. Foi realizado o levantamento de uma amostra das edições da Revista Veja, compreendendo o período em que a revista esteve sob censura (de 1969 até o primeiro semestre de 1974), sendo catalogados anúncios, capas, e matérias referentes às passagens que permitiram traçar um panorama do período. Brasil: terra do sol e do mar, das belas mulheres, do povo alegre e hospitaleiro! País rico em belezas e recursos naturais e hegemônico em futebol, carnaval e felicidade. Esse foi o Brasil reiteradamente apresentado nos discursos correntes no período analisado, sobretudo por meio dos estereótipos turísticos. Poucas são as literaturas que transitam pelos três temas: regime militar, imagem e estereótipos turísticos. Nesta pesquisa a história foi revista e reexaminada perante um aspecto até então não explorado
- Imprenta:
- Publisher place: Piracicaba
- Date published: 2016
- Data da defesa: 12.12.2016
-
ABNT
FINO, Patrícia Mariana. Os estereótipos turísticos como forma de manipulação durante a ditadura militar brasileira. 2016. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2016. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-25042017-175834/. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Fino, P. M. (2016). Os estereótipos turísticos como forma de manipulação durante a ditadura militar brasileira (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Piracicaba. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-25042017-175834/ -
NLM
Fino PM. Os estereótipos turísticos como forma de manipulação durante a ditadura militar brasileira [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-25042017-175834/ -
Vancouver
Fino PM. Os estereótipos turísticos como forma de manipulação durante a ditadura militar brasileira [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-25042017-175834/
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