Revisitando o horror: "S21 - a máquina de matar do Khmer Vermelho" (2016)
- Autor:
- Autor USP: MENEZES, PAULO ROBERTO ARRUDA DE - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- Assuntos: CINEMA; CIÊNCIAS SOCIAIS
- Idioma: Português
- Resumo: Esta comunicação visa analisar o filme “S21- A máquina de matar do Khmer Vermelho”, de Rithy Panh, Cambodja (2004), realizado a partir de entrevistas cm prisioneiros e guardas da prisão buscando entender como se exterminou mais de 2 milhões de pessoas num dos maiores genocídios da segunda metade do século XX, em comparação com o filme “Ato de Matar”, de Joshua Oppenheimer (2012), outro momento de horror do final do século XX. A proposta é discutir as relações entre cinema e produção de conhecimento nas Ciências Sociais, de modo a destacar os problemas de fundo epistemológico e os cuidados metodológicos concorrentes ao uso do filme como material privilegiado de pesquisa. Certamente cada pesquisador em Ciências Sociais confere ao mundo um sentido a partir dos recortes valorativos que dele faz. Entretanto, ao assim proceder, ele deve estar ciente de que não existe, como apontava Weber, algo valioso e digno “em si mesmo” de ser investigado, um sentido inerente ou único das coisas.
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Caderno de resumos
- Nome do evento: Socine
-
ABNT
MENEZES, Paulo Roberto Arruda de. Revisitando o horror: "S21 - a máquina de matar do Khmer Vermelho". 2016, Anais.. Curitiba: UTP, 2016. . Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Menezes, P. R. A. de. (2016). Revisitando o horror: "S21 - a máquina de matar do Khmer Vermelho". In Caderno de resumos. Curitiba: UTP. -
NLM
Menezes PRA de. Revisitando o horror: "S21 - a máquina de matar do Khmer Vermelho". Caderno de resumos. 2016 ;[citado 2024 abr. 24 ] -
Vancouver
Menezes PRA de. Revisitando o horror: "S21 - a máquina de matar do Khmer Vermelho". Caderno de resumos. 2016 ;[citado 2024 abr. 24 ] - Imagem e significado: cinema documental e fotografia no prisma da sociologia
- O nascimento do cinema documental e o processo não civilizador
- Varias cores do topazio
- Bienal de veneza
- Compreender as imagens: hipóteses para uma sociologia das artes visuais
- Fora da linha: tempo e experiência na concepção de juventude pós-moderna
- José de Souza Martins e o pensamento diferencial
- Sob as cinzas da representação: espaço e pintura no começo do século XX
- À meia-luz: cinema e sexualidade nos anos 70
- Fenomenologia do espírito
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas