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Imagens e Ciências no Ensino Fundamental II: um estudo à luz da semiótica peirceana (2017)

  • Autores:
  • Autor USP: SANTOS, MARINA VIEIRA - ENSINO CIÊNCIAS
  • Unidade: ENSINO CIÊNCIAS
  • Assuntos: QUÍMICA; SEMIÓTICA; IMAGEM; ENSINO FUNDAMENTAL
  • Idioma: Português
  • Resumo: Considerando que é no ensino fundamental que fenômenos de natureza química são tratados pela primeira vez e que as imagens podem auxiliar no processo de aprendizagem e possibilitar a construção de significados para o conhecimento, o presente trabalho propõe-se a analisar as escolhas, as ações e os comportamentos de uma professora de ciências durante suas aulas para o 9° ano do ensino fundamental II, com o objetivo de explorar o uso de recursos imagéticos propostos por ela. Para tanto, fizeram parte desta aferição questões como: quais os tipos de imagens foram utilizados no desenvolvimento da disciplina? O que a professora almejou ao utilizá-las? Em qual contexto estão inseridas? Como se deu o processo de comunicação acerca da imagem? A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal localizada na cidade de Salto - SP, onde foram acompanhadas e gravadas as aulas por um período de seis meses, durante o qual foi trabalhado o conteúdo de química. Caracteriza-se, assim, como um estudo de caso. Cada imagem utilizada pela professora em sala de aula foi considerada signo e explorada a partir da teoria da semiótica de Charles Sanders Peirce. Considerá-la como signo é atribuir-lhe uma carga de materialização, ou seja, o objeto é materializado na representação, possibilitando a transição entre o domínio imaterial e o visual e a compreensão de como podem ou não colaborar para a construção do conteúdo de química, considerando, ainda, o discurso da professora acerca do signo. As imagens foram classificadas de acordo com modos de relação pelo qual o signo se constitui (quanto à sua própria natureza) e quanto ao seu objeto. Essas relações pertencem às denominadas tricotomias estabelecidas por Peirce, resultando em diversas classes, como quali-signo icônico, sin-signo icônico, sin-signo indicial, legi-signo icônico, legi-signo indicial e legi-signo simbólico. (CONTINUA)(CONTINUAÇÃO) Essas análises e classificações somadas aos argumentos e construções apresentados pela professora durante a pesquisa evidenciaram sua postura fortemente realista durante a leitura das imagens.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 23.02.2017
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      SANTOS, Marina Vieira. Imagens e Ciências no Ensino Fundamental II: um estudo à luz da semiótica peirceana. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-30032017-153653/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Santos, M. V. (2017). Imagens e Ciências no Ensino Fundamental II: um estudo à luz da semiótica peirceana (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-30032017-153653/
    • NLM

      Santos MV. Imagens e Ciências no Ensino Fundamental II: um estudo à luz da semiótica peirceana [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-30032017-153653/
    • Vancouver

      Santos MV. Imagens e Ciências no Ensino Fundamental II: um estudo à luz da semiótica peirceana [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-30032017-153653/

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