Exportar registro bibliográfico

Práticas docentes e o aluno adulto iniciante de piano (2016)

  • Autores:
  • Autor USP: DIAS, ADRIANA MORAES DOS SANTOS - ECA
  • Unidade: ECA
  • Sigla do Departamento: CMU
  • Assuntos: PIANO; INSTRUMENTOS MUSICAIS; ADULTOS; TÉCNICA MUSICAL
  • Idioma: Português
  • Resumo: O processo de ensino e aprendizagem de piano na fase adulta apresenta diversos desafios para o professor e o aluno. Em meu percurso musical como professora de piano, com foco para o aluno adulto, questões surgiram e trouxeram-me inquietações que me levaram à pesquisa e à reflexão sobre as práticas docentes em relação ao aprendizado do aluno iniciante. Tais questões estão relacionadas aos aspectos da pessoa adulta e à aprendizagem pianística, bem como os modos de condução dos conteúdos musicais e dos tipos de materiais didáticos (métodos e tipos de repertório) utilizados pelos professores do instrumento. A partir disso, essa dissertação propõe uma reflexão sobre a prática do ensino e aprendizagem para alunos adultos iniciantes no piano em aulas particulares, em escolas livres de música e em conservatórios, na cidade de Ribeirão Preto. Como referencial teórico, destacam-se os aspectos de aquisição de habilidades pianísticas, de Kaplan (1996), e as relações de aprendizagem do aluno adulto e o estudo de piano, de Bastien (1973), Stateri (1996, 2014), Uszler (2000), Sahr (2004) e Jacobson (2006). Nesse contexto específico, aponta-se a relevância da presença de atividades criativas, através das ideias de Campos (2000). Esse estudo abarca, ainda, uma breve análise de seis materiais de iniciação ao piano, voltados para adultos. Além da revisão teórica acerca do tema, onze professores que atuam no ensino de piano para alunos adultos e cinco alunos adultos iniciantes de piano fazemparte desse estudo. As respostas dos participantes foram coletadas através de entrevistas e questionários. Elas apresentam aspectos importantes acerca do tema e apontam para a necessidade de elaboração de propostas de ensino de piano que incorporem as especificidades do público adulto. As reflexões aqui apresentadas buscam contribuir para a área que trata dos processos de ensino e aprendizagem de música e do ensino do piano.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 04.11.2016
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      DIAS, Adriana Moraes dos Santos. Práticas docentes e o aluno adulto iniciante de piano. 2016. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-07032017-120219/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Dias, A. M. dos S. (2016). Práticas docentes e o aluno adulto iniciante de piano (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-07032017-120219/
    • NLM

      Dias AM dos S. Práticas docentes e o aluno adulto iniciante de piano [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-07032017-120219/
    • Vancouver

      Dias AM dos S. Práticas docentes e o aluno adulto iniciante de piano [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-07032017-120219/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024