Saberes dos enfermeiros na atenção primária à saúde da criança (2016)
- Autores:
- Autores USP: FONSECA, LUCIANA MARA MONTI - EERP ; FURTADO, MARIA CÂNDIDA DE CARVALHO - EERP ; MELLO, DÉBORA FALLEIROS DE - EERP
- Unidade: EERP
- DOI: 10.1590/0104-07072016002670015
- Assuntos: ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE; CRIANÇAS; PRÁTICA PROFISSIONAL; CUIDADOS DE ENFERMAGEM
- Palavras-chave do autor: CHILD; NURSING CARE; PROFESSIONAL PRACTICE; NIÑO; CUIDADOS DE ENFERMERÍA; PRÁCTICA PROFESIONAL
- Idioma: Português
- Resumo: O estudo objetivou caracterizar as necessidades de enfermeiros sobre conhecimentos científicos que apoiam o cuidado de enfermagem na prática clínica da atenção primária à saúde da criança. Estudo exploratório, qualitativo, fundamentado no cuidado em saúde e longitudinalidade do cuidado de enfermagem à criança, a partir de entrevistas com 35 enfermeiros de unidades de saúde da família, com análise temática dos dados. Os resultados apontaram a necessidade da utilização da avaliação da criança, orientação à família, protocolos assistenciais, parceria entre os profissionais de saúde e gestão do cuidado, que implicam uma diversidade de saberes, com vistas a desencadear ações de cuidado efetivas e resolutivas. A prática baseada em conhecimento profissional e nas necessidades dos sujeitos pode ampliar o cuidado, com benefícios para crianças, famílias e organização institucional. É vital para o enfermeiro tomar a responsabilidade pela própria prática, examinar continuamente os caminhos para cuidar e manter-se atualizadoEl objetivo de este estudio fue caracterizar las necesidades de las enfermeras sobre el conocimiento científico que apoya la atención de enfermería en la práctica clínica de la atención primaria de la salud del niño. Estudio exploratorio, cualitativo, basado en el cuidado de la salud y la longitudinalidad de la atención de enfermería infantil, basado en entrevistas con 35 enfermeras de las unidades de salud de la familia. Se utilizó análisis temático de datos. Los resultados indican la necesidad de utilizar la evaluación del niño, orientación familiar, protocolos de atención, una colaboración entre profesionales de la salud y gestión de la atención, hechos que implican una diversidad de conocimientos, con el fin de activar acciones eficaces y resolutivos de atención. La práctica basada en el conocimiento profesional y las necesidades de los individuos puede ampliar el cuidado, con beneficios para los niños, las familias y la organización institucional. Es de vital importancia para la práctica de la enfermería profesional asumir la responsabilidad de su propia práctica, examinando continuamente las formas de cuidar y actualizándose
- Imprenta:
- Local: Florianopólis
- Data de publicação: 2016
- Fonte:
- Título do periódico: Texto & Contexto - Enfermagem
- ISSN: 0104-0707
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 25, n. 4, art. e2670015, 2016
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
YAKUWA, Marina Sayuri et al. Saberes dos enfermeiros na atenção primária à saúde da criança. Texto & Contexto - Enfermagem, v. 25, n. 4, 2016Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-07072016002670015. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Yakuwa, M. S., Andrade, R. D., Wernet, M., Fonseca, L. M. M., Furtado, M. C. de C., & Mello, D. F. de. (2016). Saberes dos enfermeiros na atenção primária à saúde da criança. Texto & Contexto - Enfermagem, 25( 4). doi:10.1590/0104-07072016002670015 -
NLM
Yakuwa MS, Andrade RD, Wernet M, Fonseca LMM, Furtado MC de C, Mello DF de. Saberes dos enfermeiros na atenção primária à saúde da criança [Internet]. Texto & Contexto - Enfermagem. 2016 ; 25( 4):[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.1590/0104-07072016002670015 -
Vancouver
Yakuwa MS, Andrade RD, Wernet M, Fonseca LMM, Furtado MC de C, Mello DF de. Saberes dos enfermeiros na atenção primária à saúde da criança [Internet]. Texto & Contexto - Enfermagem. 2016 ; 25( 4):[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.1590/0104-07072016002670015 - O crescimento e desenvolvimento da criança(E.E.R.P.-USP)
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Informações sobre o DOI: 10.1590/0104-07072016002670015 (Fonte: oaDOI API)
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