Exportar registro bibliográfico

Vlogs: um estudo das sequências narrativas e argumentativas das produções discentes no ensino fundamental (2016)

  • Authors:
  • Autor USP: ATALIBA, ANDRÉ RODRIGO - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLC
  • Subjects: ESCRITA; REDAÇÃO; MÍDIA ELETRÔNICA; ARGUMENTAÇÃO; ETHOS
  • Keywords: Produção escrita; Vlog
  • Language: Português
  • Abstract: O presente trabalho discorre sobre o ensino da produção textual em língua portuguesa, a partir do uso da mídia digital e da seleção do gênero Vlog como um fomento ao processo de ensino-aprendizagem. A audiência dos alunos a estes canais despertou o interesse da pesquisa para a busca de elementos que permitissem conhecer de modo mais aprofundado esse gênero e sua aplicabilidade em sala de aula de língua materna. Acreditamos que essa discussão vá ao encontro da construção de cidadania e práticas sociais entre os jovens, tendo em vista o fato de haver uma inclinação para utilizar as mídias digitais como um processo de articulação e expressão na sociedade, como apontam Borelli et alii, (2009:42) (...) os jovens se articulam preferencialmente em redes de socialidades. Assim, é comum no universo juvenil acompanhar e assistir aos Vlogs (abreviatura de videologs). Nessa direção, temos por objetivos analisar a expressão da opinião e argumentação que surgem nas sequências narrativas e argumentativas das produções orais e escritas dos alunos, para apreender as principais características e dificuldades, tanto em relação à estrutura do texto, quanto ao uso estratégico da língua portuguesa em termos de persuasão. Nesse sentido, procedemos também à observação e à caracterização do ethos, das produções discentes no trabalho com os Vlogs, para entendermos de que modo ele se constitui. Metodologicamente, procedeu-se à aplicação de uma sequência didática em que foram adotados procedimentos decoleta de textos produzidos por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de São José dos Campos. Ainda quanto à metodologia, foi solicitado que os alunos acessassem, no canal Youtube, a seis videologs mais assistidos por eles, de acordo com uma pesquisa previamente realizada, a fim de que observassem as características do gênero que produziriam e correspondiam a relatos autobiográficos orais e narrativas de memórias, gravados em vídeo e publicados via internet. Por embasamento teórico, retomamos propostas e expectativas de aprendizagem dos Parâmetros Curriculares Nacionais, das Diretrizes Curriculares Nacionais e da Matriz Curricular do Município de São José dos Campos adotada pelas escolas da rede municipal de ensino no que se refere ao uso de mídias digitais e das sequências narrativas e argumentativas. Além disso, observamos as concepções dos gêneros do discurso de Bakhtin (2011), de Schneuwly e Dolz (2004), em relação à produção dos gêneros orais e escritos e sua utilização na escola. Recorremos, ainda, a Koch (2011) e Amossy (2008) a respeito de questões de argumentação, conceitos, e procedimentos que necessitam ser mobilizados na produção de narrativas pessoais argumentativas e para as discussões sobre ethos. Retomamos, por fim, os pressupostos de estudiosos que tratassem dos gêneros discursivos emergentes no contexto da tecnologia digital, como Marcuschi (2010) entre outros, inserindo-os na perspectiva dos multiletramentos (ROJO, 2012).Os resultados da pesquisa apontaram para a viabilidade do trabalho com o gênero Vlog em sala de aula, por permitir que o ensino se aproxime ao que ocorre nas práticas sociais e que se refere ao mundo digital. Do mesmo modo, o ensino de produções da ordem do argumentar a partir de narrativas mostrou-se adequado, a partir do gênero Vlog, tendo em vista a possibilidade de os alunos aprenderem questões referentes à argumentação, incluindo-se a constituição da imagem de si para a persuasão.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 22.11.2016
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      ATALIBA, André Rodrigo. Vlogs: um estudo das sequências narrativas e argumentativas das produções discentes no ensino fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-08022017-112352/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Ataliba, A. R. (2016). Vlogs: um estudo das sequências narrativas e argumentativas das produções discentes no ensino fundamental (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-08022017-112352/
    • NLM

      Ataliba AR. Vlogs: um estudo das sequências narrativas e argumentativas das produções discentes no ensino fundamental [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-08022017-112352/
    • Vancouver

      Ataliba AR. Vlogs: um estudo das sequências narrativas e argumentativas das produções discentes no ensino fundamental [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-08022017-112352/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024