Política de ciência e tecnologia no Brasil: a pesquisa na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1999-2013) (2016)
- Autores:
- Autor USP: BEZERRA, JONAS MENEZES - FE
- Unidade: FE
- Assuntos: INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS; PESQUISA CIENTÍFICA; UNIVERSIDADE
- Palavras-chave do autor: Inovação tecnológica; Pesquisa científica; Scientific research; Technological innovation; Universidade; University
- Idioma: Português
- Resumo: Pretende-se com este trabalho analisar as consequências da política de ciência e tecnologia (PCT) implementada no Brasil sobre a pesquisa na Escola Politécnica (EP) da Universidade de São Paulo (USP) no período compreendido entre 1999 e 2013. Assumimos a Escola Politécnica da USP como recorte analítico em virtude da proeminência da instituição e desta unidade acadêmica no cenário nacional no que se refere à pesquisa científica, bem como por entender que as engenharias é uma área com forte ligação com o setor empresarial. A partir da investigação das transformações da PCT, evidenciamos que as orientações políticas, a partir do final dos anos 90, direcionaram-se com maior ênfase para promoção da inovação tecnológica, tendo em vista a sua relevância para o desenvolvimento econômico e social. Esta mudança foi promovida em virtude das transformações no capitalismo global combinada com a ascensão do neoliberalismo após a crise econômica da década de 70. Tendo como pressuposto a necessidade de interação entre universidades ou institutos públicos de pesquisa e o setor produtivo, as diretrizes da política de C&T passam a estimular, através de uma série de mecanismos, o estabelecimento de parcerias entre esses dois atores, em virtude da importância atribuída à pesquisa científica no processo inovativo. Em consonância, a reforma educacional de cunho neoliberal executada a partir da década de 90 influenciada pelas recomendações dos organismos financeiros internacionais impulsionava aaproximação das universidades públicas com o segmento empresarial. Entretanto, a partir da análise das entrevistas realizadas com professores-pesquisadores da Escola Politécnica da USP e dos dados estatísticos referentes à pesquisa, desenvolvimento e inovação, percebemos como os resultados alcançados até o momento não correspondem às expectativas almejadas pelos defensores da perspectiva inovacionista. Além disso, sustentamos a hipótese de alguns autores de que o fracasso desta política está relacionado à estrutura produtiva e à condição periférica da economia brasileira no capitalismo mundial. Finalmente, concluímos que essa orientação tem acarretado uma série de prejuízos para a dinâmica e para a função da universidade, bem como na identidade e nas condições de trabalho do professor-pesquisador que, por sua vez, repercutem no modelo de desenvolvimento socioeconômico do País
- Imprenta:
- Data da defesa: 29.04.2016
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ABNT
BEZERRA, Jonas Menezes. Política de ciência e tecnologia no Brasil: a pesquisa na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1999-2013). 2016. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29092016-162317/. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Bezerra, J. M. (2016). Política de ciência e tecnologia no Brasil: a pesquisa na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1999-2013) (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29092016-162317/ -
NLM
Bezerra JM. Política de ciência e tecnologia no Brasil: a pesquisa na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1999-2013) [Internet]. 2016 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29092016-162317/ -
Vancouver
Bezerra JM. Política de ciência e tecnologia no Brasil: a pesquisa na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1999-2013) [Internet]. 2016 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29092016-162317/
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