O mito do Kinesiologos ou sobre a constituição da educação física como ciência (2016)
- Autor:
- Autor USP: MANOEL, EDISON DE JESUS - EEFE
- Unidade: EEFE
- DOI: 10.5216/rpp.v19i1.39480
- Assuntos: EDUCAÇÃO FÍSICA; CINESIOLOGIA; EPISTEMOLOGIA; PROFISSÕES
- Idioma: Português
- Resumo: A constituição da Educação Física como ciência é objeto de reflexão do presente ensaio. Optou-se pelo uso de uma linguagem ficcional cuja figura central é o Kinesiologos, um entidade divina ocupada em desvendar sua principal criação: o ser humano em movimento. Com o uso da noção de mito se pretendeu, num contraponto à linguagem racional e acadêmica, que a Cinesiologia leva à fragmentação do conhecimento, distanciando-se dos problemas e questões da educação física
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Pensar a Prática
- ISSN: 1980-6183
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 19, n. 1, p. 245-255, jan./mar. 2016
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo NÃO é de acesso aberto
-
ABNT
MANOEL, E. de J. O mito do Kinesiologos ou sobre a constituição da educação física como ciência. Pensar a Prática, v. 19, n. ja/mar. 2016, p. 245-255, 2016Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.5216/rpp.v19i1.39480. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Manoel, E. de J. (2016). O mito do Kinesiologos ou sobre a constituição da educação física como ciência. Pensar a Prática, 19( ja/mar. 2016), 245-255. doi:10.5216/rpp.v19i1.39480 -
NLM
Manoel E de J. O mito do Kinesiologos ou sobre a constituição da educação física como ciência [Internet]. Pensar a Prática. 2016 ; 19( ja/mar. 2016): 245-255.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.5216/rpp.v19i1.39480 -
Vancouver
Manoel E de J. O mito do Kinesiologos ou sobre a constituição da educação física como ciência [Internet]. Pensar a Prática. 2016 ; 19( ja/mar. 2016): 245-255.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.5216/rpp.v19i1.39480 - Combinação de padrões fundamentais de movimento: crianças normais, adultos normais e adultos portadores da Síndrome de Down
- Prefácio
- Sobre conhecimento, ação motora e educação física
- Significado do movimento para o ser humano: uma visão sistemática
- Processo de desenvolvimento motor: a busca da estabilidade?
- Movimento humano: considerações acerca do objeto de estudo da educação física
- Importância do movimento para o ser humano
- Macro-structure and micro-structure in the development of skilled actions
- Comportamento motor: caos ou ordem?
- Conhecimento e educacao fisica escolar: uma visao desenvolvimentista
Informações sobre o DOI: 10.5216/rpp.v19i1.39480 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas