Intervenção educativa para a coleta de escarro da tuberculose: um estudo quase experimental (2016)
- Authors:
- Autor USP: PALHA, PEDRO FREDEMIR - EERP
- Unidade: EERP
- DOI: 10.1590/1518-8345.0363.2703
- Subjects: TUBERCULOSE; EDUCAÇÃO EM SAÚDE; ENFERMAGEM; AMOSTRAGEM EXPERIMENTAL
- Keywords: Manejo de espécimes; Estudos de intervenção
- Language: Português
- Abstract: Objetivo: avaliar a qualidade da amostra de escarro antes e após as orientações de Enfermagem ao paciente. Métodos: estudo com delineamento de pesquisa quase experimental, do tipo grupo único, antes e depois, não randomizado. Participaram do estudo pacientes com suspeita de tuberculose pulmonar, sintomáticos respiratórios por mais de três semanas, maiores de 18 anos, de ambos os sexos e sem antecedente de tuberculose nos últimos dois anos. A intervenção educativa consistiu em orientações individualizadas sobre a coleta da amostra de escarro, fundamentadas nas diretrizes do Ministério da Saúde do Brasil e na entrega de folder explicativo. Resultados: participaram 138 pacientes com suspeita de tuberculose pulmonar. Os resultados evidenciaram importante acréscimo das amostras com partículas purulentas, volume maior que 5mL e aumento na taxa de pacientes diagnosticados com tuberculose, após a intervenção educativa. Conclusão: comprovou-se que, após a intervenção educativa, obtiveram-se amostras de escarro com maior qualidade, com aspecto e volume satisfatórios para efetividade do exame baciloscópico
- Imprenta:
- Publisher place: Ribeirão Preto
- Date published: 2016
- Source:
- Título do periódico: Revista Latino-Americana de Enfermagem
- ISSN: 0104-1169
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 24, p. e2703, 2016
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
SICSÚ, Amélia Nunes et al. Intervenção educativa para a coleta de escarro da tuberculose: um estudo quase experimental. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 24, p. e2703, 2016Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/1518-8345.0363.2703. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Sicsú, A. N., Salem, J. I., Fujimoto, L. B. M., Gonzales, R. I. C., Cardoso, M. do S. de L., & Palha, P. F. (2016). Intervenção educativa para a coleta de escarro da tuberculose: um estudo quase experimental. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 24, e2703. doi:10.1590/1518-8345.0363.2703 -
NLM
Sicsú AN, Salem JI, Fujimoto LBM, Gonzales RIC, Cardoso M do S de L, Palha PF. Intervenção educativa para a coleta de escarro da tuberculose: um estudo quase experimental [Internet]. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2016 ; 24 e2703.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://doi.org/10.1590/1518-8345.0363.2703 -
Vancouver
Sicsú AN, Salem JI, Fujimoto LBM, Gonzales RIC, Cardoso M do S de L, Palha PF. Intervenção educativa para a coleta de escarro da tuberculose: um estudo quase experimental [Internet]. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2016 ; 24 e2703.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://doi.org/10.1590/1518-8345.0363.2703 - Conceituando família e suas formas de organização: um estudo bibliográfico
- Prevenindo a doença ou promovendo a saúde: o discurso e a prática dos trabalhadores de nível médio e elementar das equipes de Saúde da Família
- A experiência na territorialização no núcleo de saúde da família da rua Bonfim na cidade de Ribeirão Preto
- Vivências do cotidiano: a promoção da saúde como um exercício de cidadania no programa de integração comunitária da Vila Tibério - Ribeirão Preto/SP
- Conceituando família e suas formas de organização: um estudo bibliográfico
- Conceituando família e suas formas de organização: um estudo bibliográfico.
- Oral health of preschool children: the perspective of family caregivers
- Tecnologias educacionais validadas para a educação em saúde de pessoas com diabetes mellitus: revisão integrativa
- Global Health. [Editorial]
- Discomfort and unease of the subject in the interpretation movement of a Tuberculosis questionnaire
Informações sobre o DOI: 10.1590/1518-8345.0363.2703 (Fonte: oaDOI API)
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
002801655.pdf | Direct link |
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas