Vocabulário receptivo de escolares com baixo nível socioeconômico: avaliação e proposta de intervenção (2016)
- Autores:
- Autor USP: BERRETIN, GIÉDRE - FOB
- Unidade: FOB
- Assuntos: VOCABULÁRIO; CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR; FATORES SOCIOECONÔMICOS
- Idioma: Português
- Resumo: Introdução: Estudos apontam que crianças cujas famílias possuem baixo nível socioeconômico (NSE) tendem a apresentar maiores dificuldades para aprender linguagem escrita, especialmente, quando comparadas com crianças de NSE maior. Os métodos de alfabetização têm o objetivo de que o escolar faça a leitura pela rota lexical, para tanto se faz necessário o conhecimento prévio das palavras e seus significados. Qualquer que seja o método, a adequada aquisição de vocabulário favorece a compreensão leitora. Para que o vocabulário da criança esteja bem desenvolvido na fase de alfabetização um diferencial é a realização de estimulação precoce, principalmente por pais e educadores. Estes, porém, nem sempre apresentam repertório para propor atividades específicas para este fim. A hipótese da pesquisa era de que o vocabulário receptivo das crianças seria classificado como abaixo do esperado de acordo com idade e escolaridade, conforme a literatura relata devido ao NSE. Objetivo: Conhecer o perfil de vocabulário receptivo de 13 crianças de baixo NSE e propor, conforme os resultados, estratégias de estimulação para pais, professores e profissionais atuantes em projetos sociais. Métodos: Participaram desse estudo 13 crianças (7 meninos e 6 meninas) com idades entre 7 e 13 anos, estudantes de escolas públicas, sem queixas de deficiência visual, auditiva ou intelectual. Primeiramente foi realizada avaliação do vocabulário receptivo dos escolares com o Peabody Picture Vocabulary Test (PPVT), a fim de conhecer o perfil linguístico e verificar a necessidade de estimulação. Posteriormente foram elaboradas estratégias para ampliar vocabulário, acrescentadas a uma cartilha de estimulação de linguagem escrita que está sendo desenvolvidaResultados: Observou-se que dos 13 escolares que responderam ao teste, 5 apresentaram pontuação baixa inferior, 3 pontuação baixa, 4 baixa superior e apenas 1 alcançou pontuação média. Foi possível perceber que quanto menor a idade, pior o desempenho no PPVT. Tal fato pode levar a dificuldades para a aquisição e desenvolvimento de linguagem escrita, comprometendo o desempenho escolar. Tomandose como base o nível de vocabulário avaliado das crianças, foram elaboradas atividades de estimulação e também histórias a serem lidas e/ou contadas. Ao longo das histórias foram inseridas estratégias de ampliação de vocabulário como a inserção de questões interativas. Tais atividades propostas levaram em consideração dados reais (necessidade de estimulação de vocabulário constatada no estudo) e da literatura, pois diversos autores apontam que a experiência de ouvir histórias faz aumentar a extensão do vocabulário do ouvinte. Conclusão: A maioria das crianças apresentou nível de vocabulário receptivo abaixo do esperado para sua idade e escolaridade, sendo que apenas uma encontrase dentro da média. Esse fato confirma o que a literatura atual trás sobre linguagem e desempenho de crianças com baixo NSE, o que pode ser explicado pelo precário nível de estimulação por parte dos pais, nesse caso, maioria analfabeta, e ainda da escola já que a educação pública no Brasil é, muitas vezes, ineficiente. Foi possível constatar a necessidade de elaboração de um programa de estimulação de vocabulário a ser utilizado em diversos contextos. A cartilha elaborada traduz dados da literatura científica em atividades simples
- Imprenta:
- Editora: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
- Local: São Paulo
- Data de publicação: 2016
- Fonte:
- Título do periódico: Anais
- Nome do evento: Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia
-
ABNT
PASCON, C. e COSTA, A. R. A. e BERRETIN-FELIX, G. Vocabulário receptivo de escolares com baixo nível socioeconômico: avaliação e proposta de intervenção. 2016, Anais.. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2016. . Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Pascon, C., Costa, A. R. A., & Berretin-Felix, G. (2016). Vocabulário receptivo de escolares com baixo nível socioeconômico: avaliação e proposta de intervenção. In Anais. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. -
NLM
Pascon C, Costa ARA, Berretin-Felix G. Vocabulário receptivo de escolares com baixo nível socioeconômico: avaliação e proposta de intervenção. Anais. 2016 ;[citado 2024 abr. 23 ] -
Vancouver
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