Avaliação de valores olímpicos e humanitários na educação: proposta de um instrumento de medida (2016)
- Autores:
- Autor USP: RUBIO, KATIA - EEFE
- Unidade: EEFE
- Assuntos: PSICOLOGIA DO ESPORTE; ÉTICA ESPORTIVA; EDUCAÇÃO; ESPORTES; AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
- Idioma: Português
- Resumo: Dentre as metas de destaque do Movimento Olímpico está a disseminação de valores humanitários que orientem o comportamento das pessoas e da sociedade. Entre esses valores estão o respeito a si mesmo e ao outro, bem como respeito aos regulamentos, e ao meio ambiente esportivo. O objetivo desta pesquisa foi estimar as primeiras evidências de validade da estrutura interna e precisão da Escala de Educação e Valores Olímpicos (EEVO-36). A amostra foi composta por 567 participantes com idades que variavam entre 9 e 62 anos (18,6±11,78; 53,4% mulheres). A validação cruzada, realizada por meio da Análise Fatorial Exploratória e Análise Fatorial Confirmatória Categórica, revelou estrutura interna composta por três fatores, invariantes entre homens e mulheres, interpretados como Trabalho em Equipe, Excelência e Autocontrole. Todos os fatores apresentaram índices classificados como excelentes. Conclui-se que a EEVO- 36 apresenta boas qualidades psicométricas para avaliação de valores olímpicos e humanitários
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista Brasileira de Psicologia do Esporte
- ISSN: 1981-9145
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 6, n. 2, p. 26-41, nov. 2016
-
ABNT
RABELO, Ivan Santana et al. Avaliação de valores olímpicos e humanitários na educação: proposta de um instrumento de medida. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, v. no 2016, n. 2, p. 26-41, 2016Tradução . . Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBPE/article/view/6919/4742. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Rabelo, I. S., Peixoto, E. M., Nakano, T. de C., & Rubio, K. (2016). Avaliação de valores olímpicos e humanitários na educação: proposta de um instrumento de medida. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, no 2016( 2), 26-41. Recuperado de https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBPE/article/view/6919/4742 -
NLM
Rabelo IS, Peixoto EM, Nakano T de C, Rubio K. Avaliação de valores olímpicos e humanitários na educação: proposta de um instrumento de medida [Internet]. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte. 2016 ; no 2016( 2): 26-41.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBPE/article/view/6919/4742 -
Vancouver
Rabelo IS, Peixoto EM, Nakano T de C, Rubio K. Avaliação de valores olímpicos e humanitários na educação: proposta de um instrumento de medida [Internet]. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte. 2016 ; no 2016( 2): 26-41.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBPE/article/view/6919/4742 - Depoimentos recuperam memoria olimpica [Entrevista a Isadora Martins]
- Além da personalidade: para um entendimento do papel social e da identidade do atleta
- Apresentação
- Nem sempre vencer: São Silvestre é metáfora perfeita sobre determinação do não se render jamais
- Perspectivas da Psicologia do esporte: história e campo de atuação
- O atleta e o mito do herói: o imaginário esportivo contemporâneo
- Quem sou? De onde vim? Para onde vou?: rumos e necessidades da psicologia do esporte no Brasil
- Os valores olímpicos e sua relação com a cultura das artes marciais
- Jogos olímpicos: nacionalismo e século XX
- Formação e rumos do fair play no movimento olímpico contemporâneo
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas