A valorização dos professores da educação básica e as políticas de responsabilização: o que há de novo no Plano Nacional de Educação? (2015)
- Autor:
- Autor USP: AUGUSTO, MARIA HELENA OLIVA - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- DOI: 10.1590/CC0101-32622015150377
- Assuntos: POLÍTICA EDUCACIONAL; AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; AVALIAÇÃO DO PROFESSOR; SOCIOLOGIA EDUCACIONAL
- Idioma: Português
- Resumo: Estão ocorrendo na área de educação, em contexto mundial, mudanças nos sistemas educacionais no sentido de exercer um mais amplo controle sobre os resultados escolares, associando-os às prestações de contas e à responsabilização dos professores e da gestão escolar. Tendo por referência os estudos sobre a regulação educativa, pretende-se neste texto, analisar as atuais políticas educacionais no Brasil, que incentivam o mérito de professores e escolas pelos resultados dos alunos nos testes em larga escala, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e outros sistemas estaduais de avaliação. A partir de análise de dados de pesquisa sobre o trabalho docente na educação básica, pergunta-se: qual a percepção dos professores sobre as atuais políticas de responsabilização? O que se propõe neste texto para reflexão é a análise da provável correlação/associação que poderia estar sendo proposta no Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 13.005/2014, entre o incentivo ao mérito docente e as políticas de valorização dos professores da educação básica, como a progressão nas carreiras profissionais, os reajustes, e bonificações salariais
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Cadernos CEDES
- ISSN: 1678-7110
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 35, n. 97, p. 535-552, set./dez. 2015
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
AUGUSTO, Maria Helena. A valorização dos professores da educação básica e as políticas de responsabilização: o que há de novo no Plano Nacional de Educação?. Cadernos CEDES, v. 35, n. 97, p. 535-552, 2015Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/CC0101-32622015150377. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Augusto, M. H. (2015). A valorização dos professores da educação básica e as políticas de responsabilização: o que há de novo no Plano Nacional de Educação? Cadernos CEDES, 35( 97), 535-552. doi:10.1590/CC0101-32622015150377 -
NLM
Augusto MH. A valorização dos professores da educação básica e as políticas de responsabilização: o que há de novo no Plano Nacional de Educação? [Internet]. Cadernos CEDES. 2015 ; 35( 97): 535-552.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.1590/CC0101-32622015150377 -
Vancouver
Augusto MH. A valorização dos professores da educação básica e as políticas de responsabilização: o que há de novo no Plano Nacional de Educação? [Internet]. Cadernos CEDES. 2015 ; 35( 97): 535-552.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.1590/CC0101-32622015150377 - Retomando Weber e Foucault: as raízes religiosas da Modernidade e do Renascimento
- Hanseniase: a lepra sob a mira da lei
- Reflexões sobre o uso de tecnologias médicas
- Uma escolha tragica: saude ou assistencia medica
- As Discussões parlamentares do planalto de atendimento á saúde em São Paulo, Brasil
- Ser jovem e Ser adulto: identidades, representações e trajetórias
- Camadas populares e individualização: uma junção possível
- Indivíduo, vida contemporânea e tecnologia em saúde
- A saúde com direito social: algumas questões
- Segregação social e violência urbana
Informações sobre o DOI: 10.1590/CC0101-32622015150377 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas