Relações entre consciência sintática e produção de texto em escolares com e sem transtorno de linguagem (2014)
- Autores:
- Autores USP: CARRILHO, ANA PAOLA NICOLIELO - FO ; HAGE, SIMONE ROCHA DE VASCONCELLOS - FOB
- Unidades: FO; FOB
- Assuntos: LINGUAGEM INFANTIL; TRANSTORNOS DA LINGUAGEM; APRENDIZAGEM; RENDIMENTO ESCOLAR
- Idioma: Português
- Resumo: Durante a aprendizagem, o processamento das informações depende da integração de diversas habilidades, no que tange especificamente ao processo de aprendizagem da leitura e escrita, tem recebido destaque na literatura as habilidades metalinguísticas de consciência fonológica e sintática. O presente estudo teve por objetivo comparar e relacionar o desempenho de crianças com e sem Transtorno de Linguagem Oral e Escrita nas provas de consciência sintática e produção de texto. Participaram do estudo 36 crianças (8 a 14 anos de idade): 18 com Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) ou Distúrbio de Aprendizagem (DA) - Grupo Experimental (GE) - diagnosticas na Clinica de Fonoaudiologia da FOB-USP e 18 com desenvolvimento típico de linguagem (DTL) - Grupo Controle (GC). As crianças foram submetidas a Prova de Consciência Sintática e aplicação do Protocolo de Análise de Produção Textual. A comparação do desempenho das crianças do GE com as do GC em provas de consciência sintática e de produção de texto evidenciou diferença estatisticamente significante nos desempenhos. A relação entre a performance das crianças nas provas foi positiva, sugerindo que a capacidade de julgar e corrigir estruturas gramaticas pode ser um fator importante no desenvolvimento das habilidades para produzir um texto.
- Imprenta:
- Editora: Universidade de São Paulo
- Local: São Paulo
- Data de publicação: 2014
- Fonte:
- Título do periódico: Resumos
- Nome do evento: Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP
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ABNT
AZEVEDO, Natally Crepaldi e CARRILHO, Ana Paola Nicolielo e HAGE, Simone Rocha de Vasconcellos. Relações entre consciência sintática e produção de texto em escolares com e sem transtorno de linguagem. 2014, Anais.. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2014. . Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Azevedo, N. C., Carrilho, A. P. N., & Hage, S. R. de V. (2014). Relações entre consciência sintática e produção de texto em escolares com e sem transtorno de linguagem. In Resumos. São Paulo: Universidade de São Paulo. -
NLM
Azevedo NC, Carrilho APN, Hage SR de V. Relações entre consciência sintática e produção de texto em escolares com e sem transtorno de linguagem. Resumos. 2014 ;[citado 2024 abr. 24 ] -
Vancouver
Azevedo NC, Carrilho APN, Hage SR de V. Relações entre consciência sintática e produção de texto em escolares com e sem transtorno de linguagem. Resumos. 2014 ;[citado 2024 abr. 24 ] - Asociación entre la percepción de los procesos temporales e de la conciencia fonológica en niños con trastorno específico del lenguaje
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