Exportar registro bibliográfico

As representações sobre o bullying entre professores da escola pública e suas conexões com gênero, geração e saúde (2016)

  • Autores:
  • Autor USP: MORAES, JOICIMAR CRISTINA COZZA ANDRADE - FM
  • Unidade: FM
  • Sigla do Departamento: MPR
  • Assuntos: VIOLÊNCIA; VIOLÊNCIA ESCOLAR; ESCOLA PÚBLICA; GÊNEROS (GRUPOS SOCIAIS); GERAÇÕES; BRASILEIROS
  • Palavras-chave do autor: Brazil; Bullying; Gender and health; Generations; Public school; Violence
  • Idioma: Português
  • Resumo: A violência no ambiente escolar entre os adolescentes, mais especificamente, o bullying, objeto do presente estudo, define-se como qualquer ato praticado de maneira isolada ou em grupo nas instituições de ensino envolvendo o corpo discente que se caracterize pela repetição e seja marcado por situações de agressão física, humilhação, constrangimentos, exclusão, dano moral, bem como preconceitos referentes à gênero, raça/etnia, que causem danos físicos, morais ou sociais à vítima. Nessa perspectiva, a presente pesquisa investigou as representações sobre o bullying entre professores e professoras da escola pública e suas conexões com gênero, geração e saúde. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, descritivo e interpretativo. O estudo também se constituiu de uma pesquisa de campo, com análise qualitativa e resultados apresentados nas análises das entrevistas. O universo pesquisado constituiu-se de duas escolas públicas do município de Araçatuba, interior do estado de São Paulo por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com professores e professoras em visita in loco. O estudo buscou basear-se no construcionismo social, marcadamente presente nas pesquisas brasileiras e que se constitui como produção teórica que ganhou destaque na literatura internacional, sobretudo na Psicologia nas últimas décadas
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 21.10.2016
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      MORAES, Joicimar Cristina Cozza Andrade. As representações sobre o bullying entre professores da escola pública e suas conexões com gênero, geração e saúde. 2016. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-06012017-092836/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Moraes, J. C. C. A. (2016). As representações sobre o bullying entre professores da escola pública e suas conexões com gênero, geração e saúde (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-06012017-092836/
    • NLM

      Moraes JCCA. As representações sobre o bullying entre professores da escola pública e suas conexões com gênero, geração e saúde [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-06012017-092836/
    • Vancouver

      Moraes JCCA. As representações sobre o bullying entre professores da escola pública e suas conexões com gênero, geração e saúde [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-06012017-092836/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024