Escolha da profissão e conhecimentos sobre a fonoaudiologia entre os estudantes do ensino médio (2014)
- Autores:
- Autores USP: BERRETIN, GIÉDRE - FOB ; SILVERIO, KELLY CRISTINA ALVES - FOB
- Unidade: FOB
- Assuntos: FONOAUDIOLOGIA; ESTUDANTES; ESCOLHA PROFISSIONAL
- Idioma: Português
- Resumo: Introdução: Fonoaudiologia é uma profissão nova comparada às demais carreiras em saúde. Mesmo ampliando o mercado de trabalho e seu reconhecimento, verificou-se baixa procura pelo curso. Objetivos: 1. Conhecer o perfil dos estudantes do Ensino Médio; 2. Analisar o conhecimento quanto à Fonoaudiologia e ao curso oferecido pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP); 3. Verificar a efetividade do vídeo sobre Fonoaudiologia, enquanto curso e profissão. Métodos: participaram 101 estudantes do Ensino Médio e Cursinhos da rede pública e particular de Bauru, questionados sobre: idade, nível socioeconômico, preferências, escolha da profissão e comparadas as respostas referentes à profissão Fonoaudiólogo e curso da FOB-USP pré e pós exibição de um vídeo informativo. Resultados: 29,7% dos estudantes cursavam terceiro ano do Ensino médio e 26,7% curso pré-vestibular. Relataram influenciar na escolha da profissão: gostar da área de atuação, salário e afinidade com as disciplinas. Já na escolha do curso: pertencer à instituição pública, identificação com área e mercado de trabalho. Após visualização do vídeo, houve ampliação do conhecimento quanto à atuação do Fonoaudiólogo e do curso oferecido pela FOB-USP. Conclusão: A média de idade dos estudantes foi de 18 anos, a maioria com renda entre dois e cinco salários mínimos, preferindo a área de Humanas. Segundo a maioria, o Fonoaudiólogo atua com problemas de fala, saúde da comunicação e voz. A Universidade de São Paulo foi a mais citada dentre as que oferecem o curso. Vídeos informativos podem ajudar na divulgação da profissão, do Curso e da própria Universidade.
- Imprenta:
- Editora: Universidade de São Paulo
- Local: São Paulo
- Data de publicação: 2014
- Fonte:
- Título do periódico: Resumos
- Nome do evento: Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP
-
ABNT
FERREIRA, Francielle Martins et al. Escolha da profissão e conhecimentos sobre a fonoaudiologia entre os estudantes do ensino médio. 2014, Anais.. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2014. . Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Ferreira, F. M., Corrêa, A. P. C., Mendes, C. A., Cavalheiro, M. G., Berretin-Felix, G., & Silvério, K. C. A. (2014). Escolha da profissão e conhecimentos sobre a fonoaudiologia entre os estudantes do ensino médio. In Resumos. São Paulo: Universidade de São Paulo. -
NLM
Ferreira FM, Corrêa APC, Mendes CA, Cavalheiro MG, Berretin-Felix G, Silvério KCA. Escolha da profissão e conhecimentos sobre a fonoaudiologia entre os estudantes do ensino médio. Resumos. 2014 ;[citado 2024 abr. 23 ] -
Vancouver
Ferreira FM, Corrêa APC, Mendes CA, Cavalheiro MG, Berretin-Felix G, Silvério KCA. Escolha da profissão e conhecimentos sobre a fonoaudiologia entre os estudantes do ensino médio. Resumos. 2014 ;[citado 2024 abr. 23 ] - Estudante do ensino médio: escolha da profissão e conhecimentos sobre fonoaudiologia
- O que os estudantes consideram na escolha do curso de graduação?
- Vocal characteristics related to aging and stroke
- Evolução da terapia vocal com e sem estimulação elétrica neuromuscular: estudo piloto
- Mudanças vocais e respiratórias após eletroestimulação em idoso: relato de caso
- Voz no Acidente Vascular Encefálico: distinção entre características do envelhecimento e da doença
- Efeitos da terapia vocal na frequência fundamental de idosos
- Terapia vocal para idosos com progressão de intensidade, frequência e duração do tempo de fonação: estudo de casos
- Efeitos da terapia intensiva baseada na fisiologia do exercício para presbifonia
- Controle motor oral e laríngeo em homens e mulheres disfônicos
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas