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Adotando a adoção a partir de processos de formação (2016)

  • Autores:
  • Autor USP: ZANINI, LíVIA ANICET - IP
  • Unidade: IP
  • Sigla do Departamento: PSA
  • Assuntos: ADOÇÃO; RELAÇÕES FAMILIARES; INSTITUIÇÕES DE ENSINO
  • Idioma: Português
  • Resumo: Quais as concepções e discursos que se apresentam nas instituições educativas a respeito da adoção? Como se articulam, nas práticas realizadas, o trabalho entre as instituições educativas e a família? Como os materiais didáticos trazem estas ideias? Levando em conta as mudanças legislativas em torno da adoção (Lei nº 12.010, 2009), bem como as discussões a respeito das ideias de família, esta pesquisa teve como objetivo estudar e conhecer diferentes discursos e ações presentes em instituições educativas em relação ao tema adoção. Buscamos os desafios que o tema adoção traz para o ambiente escolar, bem como as práticas e invenções que pode produzir. Como metodologia de trabalho, realizamos entrevistas semi-estruturadas com profissionais de duas escolas particulares e duas escolas públicas de uma cidade do interior paulista. Também participamos de alguns encontros dos Grupos de Apoio à Adoção, bem como realizamos entrevistas com algumas de suas membras, muitas das quais possuíam famílias constituídas pela adoção. Inspirados na pesquisa-intervenção e nos autores que desenvolvem o modo de pensar cartográfico, ao analisar as entrevistas procuramos processos, movimentos, além dos conteúdos. Desta maneira, as falas das entrevistadas e os encontros dos quais participamos foram utilizados como cenas disparadoras de problematizações e questionamentos a respeito do tema adoção na escola. Discutimos que o trabalho de preparação dos pretendentes à adoção, previsto como obrigatório nalegislação atual, procura fortalecer as novas relações instituídas nas famílias adotivas, bem como evitar situações de devolução. Nesse sentido, pensamos a respeito de maneiras de escrever e orientar famílias, problematizando situações em que podemos reforçar preconceitos com relação à adoção, quando nossa intenção inicial era enfraquece-los. Analisamos elementos constituintes das normas de família que possuímos e a forma como essas aparecem em instituições educativas. De maneira geral, percebemos que a adoção não se configura nas falas das profissionais entrevistadas como justificativa frequente para eventuais problemas de aprendizagem e/ou comportamento, mas a forma como a família lida com a ideia de adoção sim. Entramos em contato com projetos que procuram fortalecer o tema da diversidade com as crianças e adolescentes nas escolas. A adoção foi associada como mais uma forma de se trabalhar diferentes configurações familiares e maneiras de se relacionar. Também percebemos mudanças nos trabalhos escolares em datas comemorativas e no uso de materiais didáticos, procurando se adequar às diferentes configurações familiares que seus alunos possuem. Problematizamos a ação do psicólogo nas instituições formativas e com as famílias, destacando a importância do questionamento constante a respeito do que estamos fortalecendo em nossas intervenções
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 03.11.2016
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      ZANINI, Lívia Anicet. Adotando a adoção a partir de processos de formação. 2016. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-05012017-103650/. Acesso em: 26 abr. 2024.
    • APA

      Zanini, L. A. (2016). Adotando a adoção a partir de processos de formação (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-05012017-103650/
    • NLM

      Zanini LA. Adotando a adoção a partir de processos de formação [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 26 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-05012017-103650/
    • Vancouver

      Zanini LA. Adotando a adoção a partir de processos de formação [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 26 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-05012017-103650/

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