Indicadores de alfabetização científica: abordando a biodiversidade em sequência didática investigativa (2016)
- Authors:
- Autor USP: GRANDI, LUZIENE APARECIDA - FFCLRP
- Unidade: FFCLRP
- Sigla do Departamento: 592
- Subjects: BIODIVERSIDADE; ENSINO; BIOCIÊNCIAS; INDICADORES CIENTÍFICOS
- Keywords: Indicadores de alfabetização científica; Júri simulado; Produção escrita; Trabalho de campo; Biodiversity; Fieldwork; Indicators of scientific literacy; Simulated jury; Written production
- Language: Português
- Abstract: Considerando que a biodiversidade está presente em diferentes setores da sociedade, discutir seu conceito, conservação, valoração e uso sustentável, não é uma tarefa snnpies. Todavia, é necessária, pois os temas relacionados ao meio ambiente são de irnportancia para todas as pessoas, extrapolando os interesses da comunidade científica. Desta forma a educação para a biodiversidade adquire grande relevância, pois implica discutir aspectos sociais, políticos, éticos e estéticos da vida dos cidadãos. Várias pesquisas na área do ensino de ciências têm se preocupado com estas questões. Contudo, são poucos os estudos que investigam como o conceito de biodiversidade é ensinado, problematizado e compreendido por meio de sequências didáticas investigativas aplicadas a espaços formais e não formais de ensino, conjuntamente. Estão ausentes os estudos que investigam os indicadores de alfabetização científica em meio a esta temática, contemplando atividades de ensino diferentes em uma mesma sequência didática. Assim, o presente trabalho visa elucidar alguns destes aspectos tendo por objetivo compreender como ocorre o processo de alfabetização científica acerca do conceito de biodiversidade em uma sequência didática investigativa. Para isso foram analisadas três atividades de ensino de uma sequência didática investigativa que abordou o ensino do conceito de biodiversidade. Tais atividades de ensino envolveram o trabalho de campo, o júri simulado e a produção escrita. Os sujeitos pesquisados foram alunos do sexto ano do ensino fimdamertal, estudantes de escola Pública localização no interior do Estado de São Paulo. Videogravações do trabalho de campo e do júri simulado foram transcritas, assim como as reduções elaboradas pelos alunos durante a atividade de produção escrita. Por meio das análises deste material, alguns subindicadores e indicadores de alfabetizaçãocientífica foram identificados dando indícios sobre como cada atividade de ensino contribuiu com a alfabetização dos alunos. Nas redações também foram encontrados valores atribuidos á biodiversidade. A sequência didática investigativa verificada desenvolveu um trabalho com os alunos envolvendo três ambitos: procedimental, conceitual e axiológico
- Imprenta:
- Publisher place: Ribeirão Preto
- Date published: 2016
- Data da defesa: 17.06.2016
-
ABNT
GRANDI, Luziene Aparecida. Indicadores de alfabetização científica: abordando a biodiversidade em sequência didática investigativa. 2016. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2016. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59139/tde-07122016-124620/. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Grandi, L. A. (2016). Indicadores de alfabetização científica: abordando a biodiversidade em sequência didática investigativa (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59139/tde-07122016-124620/ -
NLM
Grandi LA. Indicadores de alfabetização científica: abordando a biodiversidade em sequência didática investigativa [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59139/tde-07122016-124620/ -
Vancouver
Grandi LA. Indicadores de alfabetização científica: abordando a biodiversidade em sequência didática investigativa [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59139/tde-07122016-124620/
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas