A licenciatura e a construção das representações sociais sobre ser professor de química (2015)
- Authors:
- Autor USP: REZENDE, DAISY DE BRITO - IQ
- Unidade: IQ
- Subjects: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS; QUÍMICA; PROFESSORES; ENSINO E APRENDIZAGEM
- Language: Português
- Abstract: O papel da Licenciatura na construção das representações sobre ser professor é o tema deste estudo, o qual contou com a participação de 44 estudantes ingressantes e 27 concluintes de um curso de Licenciatura em Química. A lente teórica utilizada foi a Teoria das Representações Sociais. Empregaram-se questionários com questões abertas, nas quais o público-alvo versou sobre como se vê como professor de Química. No discurso dos estudantes foram observadas as categorias: características e visão sobre o ensino. Na comparação entre as características que esses licenciandos propõem para a concretização dos processos de ensino e aprendizagem percebeu-se que as atitudes e práticas pedagógicas foram aventadas tanto pelos ingressantes quanto pelos concluintes, o que vem a reforçar as muitas representações sobre a docência construídas antes mesmo do ingresso na Licenciatura. No que concerne às características, bem como à sua visão sobre o ensino, percebe-se que estes processos, nas representações dos concluintes, já não se centralizam no professor; além disso, por ser este um professor de Química, percebe-se, ainda, a ampliação das representações, ao agregarem os discursos e conteúdos relacionados ao ensino da Química (particularmente o uso do cotidiano, o entendimento de fenômenos), abordados durante a graduação
- Imprenta:
- Publisher place: Porto Alegre
- Date published: 2015
- Source:
- Título do periódico: Investigações em Ensino de Ciências
- ISSN: 1518-8795
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 20, n. 2, p. 1-11, 2015
-
ABNT
MIRANDA, Camila Lima e REZENDE, Daisy de Brito e LISBÔA, Júlio Cézar Foschini. A licenciatura e a construção das representações sociais sobre ser professor de química. Investigações em Ensino de Ciências, v. 20, n. 2, p. 1-11, 2015Tradução . . Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID390/v20_n2_a2015.pdf. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Miranda, C. L., Rezende, D. de B., & Lisbôa, J. C. F. (2015). A licenciatura e a construção das representações sociais sobre ser professor de química. Investigações em Ensino de Ciências, 20( 2), 1-11. Recuperado de http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID390/v20_n2_a2015.pdf -
NLM
Miranda CL, Rezende D de B, Lisbôa JCF. A licenciatura e a construção das representações sociais sobre ser professor de química [Internet]. Investigações em Ensino de Ciências. 2015 ; 20( 2): 1-11.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID390/v20_n2_a2015.pdf -
Vancouver
Miranda CL, Rezende D de B, Lisbôa JCF. A licenciatura e a construção das representações sociais sobre ser professor de química [Internet]. Investigações em Ensino de Ciências. 2015 ; 20( 2): 1-11.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID390/v20_n2_a2015.pdf - Síntese do cloreto de 1,1'-di-hexadecil-cobalticínio
- Síntese de novos dendrímeros
- Sobre a preparação de 1,1-di-hexadecil-cobalticínio
- Sais anfifílicos de cobalticínio
- A genealogia científica dos fundadores do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP
- O efeito `gama´-cis em RMN de `Hg ANTIPOT. 199´ em halomercúrio-olefinas substituídas
- Facilitando a expressão escrita através da Química: um estudo com professores das séries iniciais do Ensino Fundamental
- O uso de jogos e atividades lúdicas na aprendizagem de química
- A pesquisa em ensino de química na Universidade de São Paulo
- O jogo teatral nos processos de ensino e aprendizagem em ciências: um estudo de caso
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas