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Representação social de licenciandos em química sobre seu objeto de estudo - a química (2016)

  • Authors:
  • Autor USP: PEREIRA, CAMILA STRICTAR - ENSINO CIÊNCIAS
  • Unidade: ENSINO CIÊNCIAS
  • Subjects: QUÍMICA; REPRESENTAÇÕES SOCIAIS; LICENCIATURA
  • Language: Português
  • Abstract: Este estudo tem por objetivo identificar como o termo "química" se apresenta nas concepções de um grupo de licenciandos em Química de diversas universidades públicas brasileiras. Para isso, foi utilizado como suporte teórico a Teoria das Representações Sociais. Os dados foram obtidos a partir de questionário aplicado a 148 estudantes de cinco universidades brasileiras, com faixa etária entre 17 e 36 anos. Este questionário apresenta questões que utilizam-se da técnica de evocação livre de palavras e questões dissertativas. Para a análise do material coletado, utilizou-se da técnica de análise de conteúdo, de Bardin, da análise estrutural das representações sociais, proposta por Abric, e da análise de similitude, proposta por Flament. Com o auxílio da análise de conteúdo, as informações obtidas a partir das questões de evocação livre de palavras permitiram identificar e compreender as relações estabelecidas por estes licenciandos para o termo "química", permitindo que se explicitassem os vários possíveis sentidos dessa palavra. Além disso, a utilização da análise de similitude possibilitou o refinamento dos termos constituintes da representação social do grupo pesquisado, tornando o núcleo central mais preciso. Os resultados indicam uma representação pautada no conhecimento formal ingênuo, apontando uma compreensão superficial, genérica e, muitas vezes, equivocada de elementos conceituais da escolarização formal. Os termos constituintes da representação social mostram que essa visão superficial da Química está fortemente enraizada entre o grupo pesquisado e que, a curto prazo, não tende a mudar, visto que alterações na estrutura central da representação social são difíceis de ocorrer. (CONTINUA)(CONTINUAÇÃO) O conjunto de informações obtidas permite supor que a representação encontrada seja sistematicamente alimentada por professores, métodos de ensino, currículos e materiais didáticos utilizados ao longo da escolarização desses indivíduos. Nesse sentido, estudos como este possuem papel importante no processo de formação (inicial e continuada) de professores, no sentido de identificar lacunas conceituais entre professores e licenciandos, alertar os formadores de professores da existência dessas lacunas na formação conceitual dos licenciandos, além de trazer informações que possam auxiliar no desenvolvimento de estratégias de intervenção para superar tais lacunas.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 25.05.2016
  • Acesso à fonte
    How to cite
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    • ABNT

      PEREIRA, Camila Strictar. Representação social de licenciandos em química sobre seu objeto de estudo - a química. 2016. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-07102016-144931/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Pereira, C. S. (2016). Representação social de licenciandos em química sobre seu objeto de estudo - a química (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-07102016-144931/
    • NLM

      Pereira CS. Representação social de licenciandos em química sobre seu objeto de estudo - a química [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-07102016-144931/
    • Vancouver

      Pereira CS. Representação social de licenciandos em química sobre seu objeto de estudo - a química [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-07102016-144931/


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