Exportar registro bibliográfico

Análise das contribuições dos objetos educacionais digitais para a construção do conhecimento em matemática na educação básica (2016)

  • Autores:
  • Autor USP: SOUZA, MATEUS COQUEIRO DANIEL DE - IME
  • Unidade: IME
  • Sigla do Departamento: MAT
  • Assuntos: MATEMÁTICA; NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO; ENSINO FUNDAMENTAL
  • Palavras-chave do autor: Computer science; Context; Contextualização; Digital educational objects; Ensino de matemática; Informática; Interdisciplinaridade; Interdisciplinarity; Livro didático de matemática; Mathematics teaching; Objetos educacionais digitais; Registros de representação semiótica; Representation registers semiotics; Textbook of mathematics
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar de que forma os Objetos Educacionais Digitais (OED) recursos recentemente integrados a algumas coleções de livros didáticos adquiridas pelo Ministério da Educação podem contribuir para a construção do conhecimento em Matemática. Para tanto, foi estabelecido um referencial teórico constituído por autores que conceberam teorias e desenvolveram pesquisas visando a construção do conhecimento em Matemática. Esses autores se entrelaçam, se relacionam e se complementam. Com base em tal referencial, foram estabelecidos os critérios para a análise. O primeiro diz respeito à relação aluno OED tarefa, e está relacionado ao modo como o OED contribui para que as capacidades cognitivas dos alunos sejam mobilizadas e eles construam o conhecimento. O segundo, baseado na Teoria dos Registros de Representação Semiótica, está associado ao modo como os OED trabalham as diferentes representações de um mesmo objeto matemático. Por fim, o terceiro critério foca em como o contexto utilizado no OED possibilita ao aluno estabelecer relações entre diferentes conceitos da Matemática ou mesmo de outras áreas do conhecimento. Os resultados mostraram, dentre outras coisas, que os OED lidam com dois ou mais registros de representação diferentes, porém sem levar os alunos a coordená-los e que, na maioria deles, estão presentes situações que permitem aos alunos atribuir significados aos conteúdos matemáticos
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 25.05.2016
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SOUZA, Mateus Coqueiro Daniel de. Análise das contribuições dos objetos educacionais digitais para a construção do conhecimento em matemática na educação básica. 2016. Mestrado Profissionalizante – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-27082016-153913/. Acesso em: 18 abr. 2024.
    • APA

      Souza, M. C. D. de. (2016). Análise das contribuições dos objetos educacionais digitais para a construção do conhecimento em matemática na educação básica (Mestrado Profissionalizante). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-27082016-153913/
    • NLM

      Souza MCD de. Análise das contribuições dos objetos educacionais digitais para a construção do conhecimento em matemática na educação básica [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-27082016-153913/
    • Vancouver

      Souza MCD de. Análise das contribuições dos objetos educacionais digitais para a construção do conhecimento em matemática na educação básica [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-27082016-153913/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024