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Modelos digitais: o ensino de sistemas estruturais para Arquitetura e Urbanismo (2016)

  • Authors:
  • Autor USP: CUNTO, IVANóE DE - IAU
  • Unidade: IAU
  • Subjects: ARQUITETURA; ENSINO SUPERIOR; INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
  • Keywords: Bloom's taxonomy; Digital models; Ensino de Arquitetura e Urbanismo; Modelos digitais; Multiple intelligences; Sistemas estruturais; Structural systems; Taxonomia de Bloom; Teaching of Architecture and Urbanism
  • Language: Português
  • Abstract: A partir da grande complexidade e dos vários fatores inerentes ao processo de projeto em Arquitetura e Urbanismo, a presente tese busca analisar se na formação do Arquiteto, as escolas e professores estão preparados para enfrentar essa realidade pelo ponto de vista do conhecimento estrutural. Para tanto a presente tese analisou o resultado de trabalhos de TFG, das disciplinas de introdução aos Sistemas Estruturais e os procedimentos adotados por seus professores, de duas escolas de Arquitetura e Urbanismo no Paraná. A primeira é uma Universidade pública e a outra um Centro Universitário particular. A busca pela resposta a essa questão, demonstra que todo o processo de ensino de Arquitetura, requer mudanças significativas. Passando por atualizações nos currículos e nos procedimentos adotados por professores, em face a defasagem percebida durante a pesquisa. A pesquisa propõe inicialmente uma nova sistemática aliada ao cálculo, propiciando que o aluno tenha primeiramente uma visualização real dos diversos Sistemas Estruturais, apoiado em modelos digitais de edifícios reais. Esse novo procedimento foi aplicado aos alunos dessas disciplinas iniciais com resultados positivos quanto ao conhecimento adquirido. Nos períodos seguintes, em acompanhamento a um grupo desses alunos, verificou-se que os trabalhos elaborados nas disciplinas seguintes de Projeto Arquitetônico, não se utilizavam desse conhecimento adquirido em seus trabalhos. Uma pesquisa feita com os professores de Projetomostrou a dificuldade que os próprios professores enfrentavam com orientações nas questões estruturais. Para tanto, além desse procedimento inicial de uso de modelos digitais, novas mudanças se fazem necessárias também no currículo e na proposta de trabalho de cada uma das instituições pesquisadas, objetivando que os conhecimentos adquiridos com o uso de modelos digitais pudessem ser permanentes. Como embasamento as mudanças de posicionamento pedagógico e curricular com o uso de modelos digitais, a tese foi construída sob dois pontos fundamentais. Primeiramente a Teoria das Inteligências Múltiplas do psicólogo americano Howard Gardner, focando na Inteligência Espacial e a Taxonomia de Bloom, elaborada por Benjamim Samuel Bloom, sobre o Domínio Cognitivo, que são aplicadas para verificação da aprendizagem através da analisa de seis categorias hierarquicamente separadas, da mais simples ao de maior complexidade, que envolve conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. Como resultado a essa pesquisa, chegou-se à conclusão de que os cursos pesquisados devem prover o conhecimento de Sistemas Estruturais, através de projetos pedagógicos atualizados e mais eficientes, aliados a professores comprometidos com as modernas metodologias pedagógicas, visando uma ampla compreensão dos conteúdos de suas disciplinas por parte dos alunos e buscando que o conhecimento estrutural adquirido num primeiro momento, seja efetivamente praticado nas demais disciplinas
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 04.03.2016
  • Acesso à fonte
    How to cite
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    • ABNT

      DE CUNTO, Ivanóe. Modelos digitais: o ensino de sistemas estruturais para Arquitetura e Urbanismo. 2016. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2016. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-30062016-103945/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      De Cunto, I. (2016). Modelos digitais: o ensino de sistemas estruturais para Arquitetura e Urbanismo (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-30062016-103945/
    • NLM

      De Cunto I. Modelos digitais: o ensino de sistemas estruturais para Arquitetura e Urbanismo [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-30062016-103945/
    • Vancouver

      De Cunto I. Modelos digitais: o ensino de sistemas estruturais para Arquitetura e Urbanismo [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-30062016-103945/

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