Exportar registro bibliográfico

A história da ciência nacional na formação e na prática de professores de física (2016)

  • Autores:
  • Autor USP: SCHMIEDECKE, WINSTON GOMES - ENSINO CIÊNCIAS
  • Unidade: ENSINO CIÊNCIAS
  • Assuntos: FÍSICA; HISTÓRIA DA CIÊNCIA; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; ENERGIA NUCLEAR; CIÊNCIA
  • Idioma: Português
  • Resumo: As últimas duas décadas testemunharam a gradual difusão de iniciativas destinadas a tornar a História da Ciência uma aliada dos professores de ciências da escola básica interessados em discutir, em suas aulas, aspectos associados à estrutura e ao funcionamento da ciência, em sintonia com os ideais de uma educação crítica, ativa e transformadora. No caso particular da Física, diversos documentos oficiais reforçam essa necessidade, tornando a História da Ciência presente, por exemplo, nas disciplinas dos cursos de licenciatura, nos livros didáticos e em materiais destinados à divulgação científica. Todavia, a História da Ciência, por suas próprias características e particularidades como campo do conhecimento, é caracterizada por um nível de complexidade incompatível com sua apropriação direta e acrítica por parte de alunos e professores. A inobservância desse fato, inclusive no processo de formação dos docentes, é um dos motivos responsáveis pelo fracasso de parte das ações implementadas junto aos alunos do ensino médio. Esta investigação considera que o trabalho com episódios relacionados à história da ciência e da tecnologia nacionais poderia preencher parte das lacunas existentes no processo de formação dos futuros professores, favorecer a prática docente e despertar o interesse desses sujeitos acerca do estado da arte da ciência produzida e praticada no Brasil. Tomando a Moderna Historiografia da Ciência como referencial para dar sustentação às discussões a serem propostas em contextos didáticos, foram elaborados dois materiais: um episódio apresentando uma versão para o histórico da energia nuclear no Brasil; e um conjunto de dez atividades propostas para articular a História da Ciência com outros recursos de reconhecido valor didático. (CONTINUA)(CONTINUAÇÃO) A elaboração desse material foi acompanhada pela aplicação de três questionários: dois respondidos por professores em formação, e outro por recém-formados, sendo que este último grupo avaliou os materiais elaborados. A análise das respostas reforçou o potencial da Moderna Historiografia da Ciência como referencial para a elaboração de materiais aproximando a História da Ciência do ensino de Física, tendo como elemento diferencial as temáticas relacionadas à ciência nacional.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 08.06.2016
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SCHMIEDECKE, Winston Gomes. A história da ciência nacional na formação e na prática de professores de física. 2016. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-06102016-143905/. Acesso em: 18 set. 2024.
    • APA

      Schmiedecke, W. G. (2016). A história da ciência nacional na formação e na prática de professores de física (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-06102016-143905/
    • NLM

      Schmiedecke WG. A história da ciência nacional na formação e na prática de professores de física [Internet]. 2016 ;[citado 2024 set. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-06102016-143905/
    • Vancouver

      Schmiedecke WG. A história da ciência nacional na formação e na prática de professores de física [Internet]. 2016 ;[citado 2024 set. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-06102016-143905/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024