Os impactos do programa de formação de professores nas práticas de formação docente no Departamento de Geografia da USP (2015)
- Autor:
- Autor USP: GIROTTO, EDUARDO DONIZETI - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- DOI: 10.11606/rdg.v29i0.102129
- Subjects: GEOGRAFIA; ENSINO; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; CURRÍCULOS E PROGRAMAS
- Language: Português
- Abstract: No presente artigo, resultado de pesquisa de doutorado realizado junto ao Programa de Pós-graduação em Geografia Humana do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo, analisamos mudanças ocorridas no ensino e na formação docente em geografia a partir do processo de implementação do Programa de Formação de Professores (PFP-USP) lançado por esta Universidade em 2006. Nosso intuito é analisar de que maneira o PFP-USP tem norteado as decisões institucionais e práticas que envolvem a formação do professor de geografia, bem como os desafios que traz para o DG-USP. Para tanto, recorremos a pesquisas documentais na Instituição e em outros bancos de dados que se referem à formação de professores na USP. Além disso, aplicamos questionários e realizamos entrevistas com docentes e discentes do referido departamento e de outros institutos e faculdades da universidade que, direta ou indiretamente, tiveram algum grau de participação no processo de construção de implementação do PFP-USP, para que assim pudéssemos analisar as diferentes perspectivas e práticas que ali existem, bem como os desafios para que o programa se efetive.
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Revista do Departmento de Geografia
- ISSN: 2236-2878
- Volume/Número/Paginação/Ano: n. 29, p. 342-366, 2015
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc-sa
-
ABNT
GIROTTO, Eduardo Donizeti. Os impactos do programa de formação de professores nas práticas de formação docente no Departamento de Geografia da USP. Revista do Departmento de Geografia, n. 29, p. 342-366, 2015Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.11606/rdg.v29i0.102129. Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Girotto, E. D. (2015). Os impactos do programa de formação de professores nas práticas de formação docente no Departamento de Geografia da USP. Revista do Departmento de Geografia, ( 29), 342-366. doi:10.11606/rdg.v29i0.102129 -
NLM
Girotto ED. Os impactos do programa de formação de professores nas práticas de formação docente no Departamento de Geografia da USP [Internet]. Revista do Departmento de Geografia. 2015 ;( 29): 342-366.[citado 2024 mar. 29 ] Available from: https://doi.org/10.11606/rdg.v29i0.102129 -
Vancouver
Girotto ED. Os impactos do programa de formação de professores nas práticas de formação docente no Departamento de Geografia da USP [Internet]. Revista do Departmento de Geografia. 2015 ;( 29): 342-366.[citado 2024 mar. 29 ] Available from: https://doi.org/10.11606/rdg.v29i0.102129 - Formação docente e educação geográfica: entre a escola e a universidade
- Considerações provisórias outros caminhos em busca do direito: a dimensão espacial da educação
- O conceito de desenvolvimento nos currículos de geografia: uma análise a partir do contexto brasileiro e do alemão
- A geografia da reorganização escolar
- Concepciones de la enseñanza de la geografia en las primeras décadas del siglo XX en Brasil y Argentina
- Atlas da rede estadual de educação de São Paulo
- Entre a escola e a universidade: o produtivismo-aplicacionismo na formação de professores em geografia
- Um professor "sincero" demais
- Escola é coisa de polícia
- A geografia do ensino integral em São Paulo
Informações sobre o DOI: 10.11606/rdg.v29i0.102129 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas