TV Cult no Brasil: memória e culto às ficções televisivas em tempos de mídias digitais (2016)
- Autores:
- Autor USP: ALVES, CLARICE GRECO - ECA
- Unidade: ECA
- Sigla do Departamento: CCA
- Assuntos: TELENOVELA; TELEVISÃO; MEMÓRIA; MÍDIAS SOCIAIS; FÃS; PÚBLICO
- Palavras-chave do autor: cult TV; culto; fans; memory; ritual; TV cult
- Idioma: Português
- Resumo: A presente pesquisa tem como o objetivo apresentar parâmetros e avaliações possíveis sobre o conceito de TV cult aplicado às ficções televisivas brasileiras, especialmente às telenovelas. TV cult é uma noção que, com quase nenhuma teoria nacional e pouco consenso entre autores europeus e norte-americanos, refere-se ao caráter específico de determinadas produções ou comportamentos do público. O caráter cult refere-se a obras com alto valor ritual ou nostálgico, de conteúdo inovador ou fora do padrão e/ou a programas ou filmes que angariam fãs devotos e fieis. Para atingir o objetivo, a pesquisa reflete sobre o valor ritualístico e de culto da telenovela e investiga os usos do termo cult nas redes sociais, a partir de tweets, de questionário aplicado nas redes e de grupos focais, a fim de saber quais telenovelas são consideradas cult e por quê. As respostas ao questionário orientam a análise das telenovelas consideradas cult pelo maior número de pessoas e os motivos de terem sido citadas. Para tanto, foram criadas as categorias cult nostálgico, cult estético e cult contemporâneo, a fim de evidenciar os principais elementos que determinam o status de cada obra. O quadro teórico abrange estudos sobre TV cult por autores como Pearson (2004), Abbott (2010) e Hills (2012); estudos sobre comunicação como culto e ritual, especialmente por Carey (1992), Barbosa (2007) e Reis (2012); estudos de memória de Bosi (1987), Nora (1993) e Halbwachs (2006); e estudos de fãs, tanto por autores internacionais como Jenkins (1992), Hills (2009) e Booth (2010) quanto pela emergente teoria nacional com Lopes et. al (2015) e Jacks et. al (2015). Entre os principais resultados, destacamos a possibilidade de diálogo entre os estudos internacionais e os que nascem dentro do contexto televisivo brasileiro; a identificação de ficções consideradas como exemplares de TV cult e, por fim, mas não menosrelevante, a crescente importância do senso comum para os estudos dos novos e ampliados conceitos no campo da Comunicação, especialmente pela expansão da cultura da participação que é a marca destes "tempos de mídias digitais", a que se refere o título desta tese
- Imprenta:
- Data da defesa: 29.04.2016
-
ABNT
ALVES, Clarice Greco. TV Cult no Brasil: memória e culto às ficções televisivas em tempos de mídias digitais. 2016. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-13092016-103552/. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Alves, C. G. (2016). TV Cult no Brasil: memória e culto às ficções televisivas em tempos de mídias digitais (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-13092016-103552/ -
NLM
Alves CG. TV Cult no Brasil: memória e culto às ficções televisivas em tempos de mídias digitais [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-13092016-103552/ -
Vancouver
Alves CG. TV Cult no Brasil: memória e culto às ficções televisivas em tempos de mídias digitais [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-13092016-103552/ - Qualidade na ficção televisiva brasileira: as críticas especializada e popular
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