Circulação e apropriação de ideias em Educação Matemática - aproximações (2016)
- Authors:
- Autor USP: SOUZA, CARLA ALVES DE - FE
- Unidade: FE
- Subjects: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA; DIDÁTICA
- Keywords: Circulação de ideias; Circulation of ideas; Didática Francesa; Educação Matemática; French Didactic; História Oral; Mathematics Education; Oral History
- Language: Português
- Abstract: A proposta de trabalho aqui apresentada tem a intenção de compreender aspectos do movimento de circulação e apropriação de um ideário movimento educacional que evidencie, de algum modo, mobilizações em termos acadêmicos com expressiva intencionalidade e repercussão. Na impossibilidade de realizar este estudo num plano genérico, optamos por ter a Didática da Matemática Francesa como exemplo desse ideário. A investigação da inserção, da circulação e da acomodação das propostas desse movimento no cenário brasileiro dá indicativos de aspectos relevantes que caracterizam a dinâmica de apropriação e circulação de ideias. Seguindo uma perspectiva qualitativa de pesquisa, com base na proposta metodológica da História Oral, recorremos a entrevistas com educadores matemáticos brasileiros alocados em núcleos institucionais de ensino superior que protagonizaram a mediação entre a Didática da Matemática Francesa e a educação matemática brasileira. A História da Educação Matemática no Brasil revela que o ensino da matemática se apresenta influenciado por pesquisas e métodos desenvolvidos e aperfeiçoados por estudiosos de outros países. Neste sentido, pretendemos contribuir para uma reflexão no âmbito da história da educação matemática brasileira, mobilizando teorizações de natureza sociológica
- Imprenta:
- Data da defesa: 10.08.2016
-
ABNT
SOUZA, Carla Alves de. Circulação e apropriação de ideias em Educação Matemática - aproximações. 2016. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14092016-122421/. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Souza, C. A. de. (2016). Circulação e apropriação de ideias em Educação Matemática - aproximações (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14092016-122421/ -
NLM
Souza CA de. Circulação e apropriação de ideias em Educação Matemática - aproximações [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14092016-122421/ -
Vancouver
Souza CA de. Circulação e apropriação de ideias em Educação Matemática - aproximações [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14092016-122421/
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas