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Aprendizagem motora na distrofia muscular de Duchenne por meio de jogo de labirinto em telefone móvel (2016)

  • Autores:
  • Autor USP: CAPELINI, CAMILA MILIANI - FM
  • Unidade: FM
  • Sigla do Departamento: MFT
  • Assuntos: DISTROFIA MUSCULAR; APRENDIZAGEM; AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; FISIOTERAPIA; REABILITAÇÃO; TELEFONIA CELULAR; PSICOTERAPIA DO INDIVÍDUO
  • Palavras-chave do autor: Cell phones; Distrofia muscular de Duchenne; Learning; Muscular dystrophy Duchenne; Physical therapy specialty; Rehabilitation; Smartphone; Terapia de exposição à realidade virtual; Virtual reality exposure therapy
  • Idioma: Português
  • Resumo: Introdução: A distrofia muscular de Duchenne (DMD) é uma doença genética e hereditária que leva ao enfraquecimento da musculatura esquelética, respiratória e cardíaca de maneira progressiva e irreversível. Para pessoas gravemente comprometidas, a realidade virtual vem surgindo como uma forma de intervenção que traz uma nova possibilidade de interação com a comunidade. Os smartphones estão se tornando a próxima modernidade funcional para pessoas deficientes, não apenas pela acessibilidade, mas também pela conveniência da comunicação. Objetivo: Verificar se pessoas com DMD melhoram o desempenho motor quando realizam uma tarefa visuo-motora de labirinto virtual em um telefone móvel (smartphone). Método: Participaram do estudo 50 pessoas com DMD e 50 pessoas controles com desenvolvimento típico (DT), com idade entre 10 e 35 anos. A caracterização da amostra foi feita por meio das escalas Vignos, Egen Klassifikation, e Medida da Função Motora. A tarefa consistiu em completar o percurso de um labirinto virtual no jogo para telefone móvel (smartphone) Marble Maze Classic®, por meio de movimentos de punho e mão para mover a bola virtual pelo labirinto. Para mensurar o desempenho motor, foi cronometrado o tempo (em segundos) utilizado para completar o labirinto. O desempenho foi avaliado considerando os resultados nas fases de aquisição, retenção e transferência, e interpretados sob o ponto de vista teórico da aprendizagem motora. Resultados: A prática do jogo de labirinto no celularpromoveu uma melhora no desempenho durante a aquisição em ambos os grupos, que se manteve na fase de retenção. Nas transferências, o desempenho no grupo DMD foi similar ao grupo DT, com a exceção da transferência para a mão contralateral (não dominante). No entanto, o grupo com DMD apresentou um tempo de movimento maior em todas as fases de aprendizagem comparado ao grupo DT. Conclusão: A prática de uma tarefa visuo-motora em um jogo de telefone móvel promoveu uma melhora no desempenho com padrões de aprendizagem similares em ambos os grupos. O desempenho pode ser influenciado pela dificuldade da tarefa, e para as pessoas com DMD, os déficits motores são responsáveis pela menor velocidade de execução, mas não é um impeditivo para a utilização dos smartphones por esta população
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 27.06.2016
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      CAPELINI, Camila Miliani. Aprendizagem motora na distrofia muscular de Duchenne por meio de jogo de labirinto em telefone móvel. 2016. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5170/tde-06092016-160054/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Capelini, C. M. (2016). Aprendizagem motora na distrofia muscular de Duchenne por meio de jogo de labirinto em telefone móvel (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5170/tde-06092016-160054/
    • NLM

      Capelini CM. Aprendizagem motora na distrofia muscular de Duchenne por meio de jogo de labirinto em telefone móvel [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5170/tde-06092016-160054/
    • Vancouver

      Capelini CM. Aprendizagem motora na distrofia muscular de Duchenne por meio de jogo de labirinto em telefone móvel [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5170/tde-06092016-160054/


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