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O brincar administrado: deterioração da experiência do brincar na infância (2016)

  • Autores:
  • Autor USP: KOSCHELNY, TATIANA - IP
  • Unidade: IP
  • Assuntos: RECREAÇÃO; EXPERIÊNCIA (FILOSOFIA); INFÂNCIA; TEORIA CRÍTICA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Esta pesquisa teórica investiga a deterioração da experiência do brincar infantil no contexto do mundo administrado e suas possíveis implicações. A pesquisa é realizada a partir de autores da Teoria Crítica, com ênfase em Walter Benjamin e Theodor Adorno. A investigação realizada aponta para a deterioração da experiência do brincar na infância como um brincar administrado - caracterizado pela submissão do brincar à razão instrumental. No âmbito da educação, o brincar sem finalidade produtiva é preterido pelo brincar como recurso de aprendizagem, de modo que se torna um instrumento da racionalidade produtiva. No âmbito da indústria cultural, o brincar é submetido ao princípio de dominação da organização social moderna e se torna atividade de consumo. O brincar administrado implica na expropriação da capacidade mimética de reconhecer e criar de semelhanças, prerrogativa do próprio brincar, e de suas possibilidades imaginativas. A ação imaginativa do brincar propicia as expressões de alteridade na cultura e relaciona-se com a dimensão estética da vida humana. Porém, ao atender às pressões adaptativas da organização social, o brincar administrado compromete a dimensão estética e submete os indivíduos à frieza. Deste modo, ele ameaça as expressões das diferenças e orienta os sujeitos às tendências regressivas da barbárie
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 18.04.2016
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      KOSCHELNY, Tatiana. O brincar administrado: deterioração da experiência do brincar na infância. 2016. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-12092016-143913/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Koschelny, T. (2016). O brincar administrado: deterioração da experiência do brincar na infância (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-12092016-143913/
    • NLM

      Koschelny T. O brincar administrado: deterioração da experiência do brincar na infância [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-12092016-143913/
    • Vancouver

      Koschelny T. O brincar administrado: deterioração da experiência do brincar na infância [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-12092016-143913/

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