Exportar registro bibliográfico

Melhoria contínua aplicada a edificações de tipologia padronizada: a gestão do conhecimento no contexto do portfólio de ativos (2016)

  • Autores:
  • Autor USP: FRANÇA, ANA JUDITE GALBIATTI LIMONGI - FAU
  • Unidade: FAU
  • Sigla do Departamento: AUT
  • Assuntos: EDIFICAÇÕES; GESTÃO DO CONHECIMENTO
  • Palavras-chave do autor: MODELAGEM DA INFORMAÇÃO
  • Idioma: Português
  • Resumo: Muitas vezes, o setor da construção civil brasileira sofre com a falta de formalização dos processos necessários às fases de concepção, construção, operação e manutenção de um empreendimento. Entretanto, a gestão eficiente da informação relacionada ao ambiente construído pode contribuir para o aprendizado quanto às experiências pregressas. Isso é importante, pois se espera que os resultados de diagnósticos, quanto ao desempenho de um edifício em uso, possam orientar revisões quanto às orientações para projeto futuros. A presente tese objetiva propor um modelo metodológico de gestão para os edifícios de tipologia padronizada, existentes e futuros. No caso de edificações de tipologia semelhante, essa abordagem permite melhorar de modo contínuo o desempenho de edificações, pelo aprimoramento das diretrizes para especificações. Considerando estes aspectos, Avaliações Pós-Ocupação (APOs) foram aplicadas a escolas públicas paulistas, voltadas ao ensino fundamental e médio, no período entre 2008 e 2011. Com base na análise dos resultados obtidos, foi verificada a pertinência quanto à revisão das orientações de projeto e dos procedimentos de manutenção. Visto que estas edificações compartilham de programas de necessidades e de especificações para componentes e sistemas construtivos, verificou-se ser oportuno formalizar um processo para a gestão do conhecimento. Deste modo, pode-se embasar a comunicação das informações relacionadas a uma edificação, de forma estruturada e acessível, para os atores envolvidos nos processos de construção e de gerenciamento do edifício. O presente estudo apresenta proposições, quanto à revisão de processos e discute os recursos tecnológicos necessários para que o desempenho aferido das edificações sob a gestão de uma mesma organização seja eficientemente documentado, (Continua)(Continuação) a fim de possibilitar, inclusive, a comparação entre os edifícios. Nesse contexto, aspectos da gestão do conhecimento são aventados, ao longo do ciclo de vida da edificação, com o objetivo de melhorar seus níveis de usabilidade, bem como manter a vida útil prevista em projeto para seus componentes e sistemas construtivos, visando à promoção da qualidade no ambiente construído.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 24.05.2016
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      FRANÇA, Ana Judite Galbiatti Limongi. Melhoria contínua aplicada a edificações de tipologia padronizada: a gestão do conhecimento no contexto do portfólio de ativos. 2016. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-07102016-114149/. Acesso em: 27 abr. 2024.
    • APA

      França, A. J. G. L. (2016). Melhoria contínua aplicada a edificações de tipologia padronizada: a gestão do conhecimento no contexto do portfólio de ativos (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-07102016-114149/
    • NLM

      França AJGL. Melhoria contínua aplicada a edificações de tipologia padronizada: a gestão do conhecimento no contexto do portfólio de ativos [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-07102016-114149/
    • Vancouver

      França AJGL. Melhoria contínua aplicada a edificações de tipologia padronizada: a gestão do conhecimento no contexto do portfólio de ativos [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-07102016-114149/


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024