Estratégia de análise quantitativa para revisao de pré-requisitos em uma matriz curricular do curso de bacharelado em Sistemas de Informação (2016)
- Authors:
- USP affiliated authors: DIGIAMPIETRI, LUCIANO ANTONIO - EACH ; LAURETTO, MARCELO DE SOUZA - EACH ; NAKANO, FÁBIO - EACH
- Unidade: EACH
- Subjects: ENSINO SUPERIOR; CURSO DE GRADUAÇÃO; SISTEMAS DE INFORMAÇÃO; CURRÍCULOS E PROGRAMAS
- Language: Português
- Abstract: Dentre as estratégias de gerenciamento de um curso superior de qua- lidade, a atualização da estrutura curricular e dos pré-requisitos entre disciplinas podem contribuir para o melhor preparo do aluno para os desafios da vida profissional, bem como diminuir as taxas de reprovação e evasão. Este artigo apresenta uma estratégia de análise quantitativa de associação entre disciplinas, visando a identificar potenciais necessidades de revisões nos pré-requisitos adotados no Projeto Pedagógico do Curso. Por ser baseada exclusivamente nos históricos acadêmicos dos estudantes, a estratégia é facilmente replicável em quaisquer cursos e universidades, e tem auxiliado na alteração de alguns pré-requisitos no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da USP
- Imprenta:
- Publisher place: Rio de Janeiro
- Date published: 2016
- Source:
- Título do periódico: iSys, Revista Brasileira de Sistemas de Informação
- ISSN: 1984-2902
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 9, n. 2, p. 53-70, 2016
-
ABNT
DIGIAMPIETRI, Luciano Antonio e LAURETTO, Marcelo de Souza e NAKANO, Fábio. Estratégia de análise quantitativa para revisao de pré-requisitos em uma matriz curricular do curso de bacharelado em Sistemas de Informação. iSys, Revista Brasileira de Sistemas de Informação, v. 9, n. 2, p. 53-70, 2016Tradução . . Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/isys/article/view/5430/5405. Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Digiampietri, L. A., Lauretto, M. de S., & Nakano, F. (2016). Estratégia de análise quantitativa para revisao de pré-requisitos em uma matriz curricular do curso de bacharelado em Sistemas de Informação. iSys, Revista Brasileira de Sistemas de Informação, 9( 2), 53-70. Recuperado de http://www.seer.unirio.br/index.php/isys/article/view/5430/5405 -
NLM
Digiampietri LA, Lauretto M de S, Nakano F. Estratégia de análise quantitativa para revisao de pré-requisitos em uma matriz curricular do curso de bacharelado em Sistemas de Informação [Internet]. iSys, Revista Brasileira de Sistemas de Informação. 2016 ; 9( 2): 53-70.[citado 2024 mar. 29 ] Available from: http://www.seer.unirio.br/index.php/isys/article/view/5430/5405 -
Vancouver
Digiampietri LA, Lauretto M de S, Nakano F. Estratégia de análise quantitativa para revisao de pré-requisitos em uma matriz curricular do curso de bacharelado em Sistemas de Informação [Internet]. iSys, Revista Brasileira de Sistemas de Informação. 2016 ; 9( 2): 53-70.[citado 2024 mar. 29 ] Available from: http://www.seer.unirio.br/index.php/isys/article/view/5430/5405 - Mineração de dados educacionais para a revisão de pré-requisitos
- Evasão de estudantes de enfermagem: desempenho acadêmico como fator preditor
- Mineração de dados para identificação de alunos com alto risco de evasão: um estudo de caso
- Evasão de estudantes de enfermagem: desempenho acadêmico como fator preditor
- Solver de alto desempenho para problemas na forma angular blocada aninhada
- Intentional sampling by goal optimization with decoupling by stochastic perturbation: why (not) to randomize?
- Hierarchical forecasting with polynomial nets
- Intentional sampling by goal optimization with decoupling by stochastic perturbation
- Complementando o aprendizado em programação: experiências no curso de Sistemas de Informação da USP
- Um novo modelo para cálculo de probabilidade de paternidade: concepção e implementação
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas