To sell a product or to sell an idea: a propaganda oficial do Brasil nos Estados Unidos da América (1930-1945) (2015)
- Autores:
- Autor USP: LINS, LINDERCY FRANCISCO TOME DE SOUZA - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- Sigla do Departamento: FLH
- Assuntos: PROPAGANDA; RELAÇÕES PÚBLICAS INTERNACIONAIS
- Palavras-chave do autor: Advertising; DIP; Foreign Ministry; Propaganda abroad; Propaganda externa
- Idioma: Português
- Resumo: Este trabalho analisa a propaganda oficial do Brasil nos Estados Unidos da América, de 1930 a 1945, no anseio de entender como o governo capitaneado por Getúlio Vargas estabeleceu uma política de promoção da imagem do Brasil naquele país. A organização da propaganda externa contou com atuação dos seguintes órgãos: Departamentos de publicidade/propaganda, principalmente o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP); Escritório de informações brasileiras nos EEUU, ligado ao Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio; postos diplomáticos do Ministério das Relações Exteriores; além dos órgãos norte-americanos: Office of the Coordinator of Inter-American Affairs (OCIAA) do governo estaduninse; e American Brazilian Association, de natureza privada. Destaca-se o fato de que cada órgão brasileiro, a sua maneira, concebia e realizava, com relativa autonomia, ações de promoção da imagem positiva do País nos Estados Unidos. Os elementos em comum às formas de propaganda desses órgãos foram as ações empregadas, a exemplo do envio de notícias aos jornais, análise das matérias sobre o Brasil, acolhida de personalidades, promoção de intercâmbios artísticos, educacionais e científicos, fomento a publicações informativas sobre o País como as revistas Brazil, Brazil Today e Travel in Brazil. Destaca-se a contratação, de maneira informal, do famoso redator da coluna Washington Merry-Go-Round, Drew Pearson, como agente de imprensa do Brasil. Essas ações detinham também um mesmo público-alvo,composto de jornalistas, empresários, políticos, intelectuais, militares e demais personalidades consideradas formadoras de opinião; ou seja, pessoas que podiam, de algum modo, interferir ou influenciar os rumos dos interesses nacionais nos assuntos externos dos EUA.
- Imprenta:
- Data da defesa: 11.12.2015
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ABNT
LINS, Lindercy Francisco Tome de Souza. To sell a product or to sell an idea: a propaganda oficial do Brasil nos Estados Unidos da América (1930-1945). 2015. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-24022016-013307/. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Lins, L. F. T. de S. (2015). To sell a product or to sell an idea: a propaganda oficial do Brasil nos Estados Unidos da América (1930-1945) (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-24022016-013307/ -
NLM
Lins LFT de S. To sell a product or to sell an idea: a propaganda oficial do Brasil nos Estados Unidos da América (1930-1945) [Internet]. 2015 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-24022016-013307/ -
Vancouver
Lins LFT de S. To sell a product or to sell an idea: a propaganda oficial do Brasil nos Estados Unidos da América (1930-1945) [Internet]. 2015 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-24022016-013307/
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