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Difusão competitiva de produtos e inovações: um modelo de duopólio em redes complexas do tipo small world (2016)

  • Autores:
  • Autor USP: LIMA, NICHOLAS VELOSO - EACH
  • Unidade: EACH
  • Assuntos: MARKETING; MARCAS; SISTEMAS DINÂMICOS; REDES COMPLEXAS
  • Palavras-chave do autor: Brand competition; Competição entre marcas; Complex networks; Complex systems; Diffusion models; Modelos de difusão; Sistemas complexos
  • Idioma: Português
  • Resumo: Nos últimos 60 anos, os modelos de difusão de produtos e de inovações tiveram penetração tão ampla nos mais diversos campos de investigação científica que se tornaram ubíquos, sendo empregados em contextos diversos como no marketing, na Medicina, na Antropologia, na Geografia, por exemplo. Essa abrangência é devido ao papel vital que produtos, inovações e novas tecnologias têm na vida dos indivíduos e no impacto que exercem nas dinâmicas e no desenvolvimento de comunidades, países e de suas economias. Porém, após os grandes saltos dados nas décadas de 1960 e 1970, os estudos em difusão de bens de consumo duráveis deram lugar a pesquisas em sistemas de inovação nas duas décadas seguintes, só voltando a gerar maior interesse acadêmico a partir da década de 2000, com o surgimento dos sistemas de Gestão de Relacionamento com Clientes Customer Relationship Management (CRM) , que tornou disponível um enorme volume de dados; e, também, com o desenvolvimento de novas técnicas de análise, como a modelagem de sistemas complexos. Tendo em vista a carência de estudos integrando modelos de difusão competitiva com modelos de redes usando topologias de redes parcialmente conectadas (small world e livres de escala), este estudo tem como objetivo geral caracterizar a dinâmica da difusão competitiva proposta em redes small world do tipo Watts-Strogatz. (continua)(continuação) Foram realizadas simulações tanto da formulação clássica do modelo de difusão de produtos e de inovações, proposto por Bass (1969), como de proposições mais modernas para difusão competitiva, como os propostos por Libai, Muller e Peres (2009a; 2009b; 2009c) e por Peres, Muller e Mahajan (2010), além de desenvolver um novo modelo incorporando ao de Libai, Muller e Peres (2009c) a topologia de redes de pequeno mundo e outras características de difusão competitiva não presentes na formulação original , permitindo fazer inferências sobre o comportamento da difusão em diversos cenários que não são explicitamente previstos nas formulações clássicas. Por sua lógica intuitiva e simples, o modelo proposto neste trabalho é de valor significativo para o ensino e para a pesquisa da difusão competitiva
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 01.02.2016
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      LIMA, Nicholas Veloso. Difusão competitiva de produtos e inovações: um modelo de duopólio em redes complexas do tipo small world. 2016. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100132/tde-30032016-081314/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Lima, N. V. (2016). Difusão competitiva de produtos e inovações: um modelo de duopólio em redes complexas do tipo small world (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100132/tde-30032016-081314/
    • NLM

      Lima NV. Difusão competitiva de produtos e inovações: um modelo de duopólio em redes complexas do tipo small world [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100132/tde-30032016-081314/
    • Vancouver

      Lima NV. Difusão competitiva de produtos e inovações: um modelo de duopólio em redes complexas do tipo small world [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100132/tde-30032016-081314/

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