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Avaliação da percepção sobre acesso aos serviços de saúde nas Unidades de Saúde USF Paranapiacaba, US Vila Helena e CEO Vila Guilherme (2016)

  • Autores:
  • Autor USP: GIORDANI, FÁBIO LUÍS - FO-EE-FSP
  • Unidade: FO-EE-FSP
  • Sigla do Departamento: ODS
  • Assuntos: ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE; ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE; CENTROS DE SAÚDE
  • Palavras-chave do autor: Access to Health; Acesso aos Serviços de Saúde; Acolhimento; Atenção Primária à Saúde; Primary Health Care; Reception; Services
  • Idioma: Português
  • Resumo: A busca por um serviço adequado às necessidades dos usuários, com qualidade, resolutivo e capaz de estabelecer um novo processo de trabalho centrado no usuário gerou um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) caracterizado pelo acesso universal, onde a utilização dos serviços de saúde representa o centro do funcionamento dos sistemas de saúde. Este estudo do tipo quali-quantitativo, tem por objetivo analisar o acesso aos serviços e o que ele representa em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS). Procurou-se destacar as dificuldades e os possíveis meios facilitadores para sua prática diária na perspectiva de profissionais de saúde e usuários em três unidades de saúde, com diferentes estratégias de atendimento. Foram aplicados questionários com perguntas fechadas semiestruturadas e abertas, cujos resultados foram submetidos à análise quantitativa, pela técnica descritiva de análise de frequência, e análise qualitativa pela técnica da análise do conteúdo. Durante a aplicação dessa modalidade qualitativa de pesquisa aplicada aos profissionais surgiu uma categoria: Qualificação do acesso, meios inclusivos e meios excludentes. Em relação aos usuários as categorias emergentes foram as que constituem as dimensões do acesso sistematizado por Fekete: geográfica, organizacional (obstáculos na entrada e pós-entrada), sociocultural e econômica. Os resultados encontrados foram os seguintes: Para os profissionais foi garantir o acesso aos serviços com qualidade. Essa pesquisademonstrou que a falta de informação é um obstáculo para os usuários acessarem os serviços de saúde. Verificou-se também a dificuldade que usuários possuem em acessar os serviços especializados. Notou-se a importância do acolhimento e o estabelecimento de vínculo entre profissionais e usuários para um melhor atendimento
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 10.05.2016
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      GIORDANI, Fábio Luís. Avaliação da percepção sobre acesso aos serviços de saúde nas Unidades de Saúde USF Paranapiacaba, US Vila Helena e CEO Vila Guilherme. 2016. Mestrado Profissionalizante – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/108/108131/tde-03082016-110202/. Acesso em: 25 set. 2024.
    • APA

      Giordani, F. L. (2016). Avaliação da percepção sobre acesso aos serviços de saúde nas Unidades de Saúde USF Paranapiacaba, US Vila Helena e CEO Vila Guilherme (Mestrado Profissionalizante). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/108/108131/tde-03082016-110202/
    • NLM

      Giordani FL. Avaliação da percepção sobre acesso aos serviços de saúde nas Unidades de Saúde USF Paranapiacaba, US Vila Helena e CEO Vila Guilherme [Internet]. 2016 ;[citado 2024 set. 25 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/108/108131/tde-03082016-110202/
    • Vancouver

      Giordani FL. Avaliação da percepção sobre acesso aos serviços de saúde nas Unidades de Saúde USF Paranapiacaba, US Vila Helena e CEO Vila Guilherme [Internet]. 2016 ;[citado 2024 set. 25 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/108/108131/tde-03082016-110202/

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