O olhar do outro: barreiras culturais à comunicação, novas narrativas e marca país Brasil (2016)
- Autor:
- Autor USP: ORTIZ, FELIPE CHIBÁS - ECA
- Unidade: ECA
- DOI: 10.21710/rch.v15i0.242
- Subjects: MARCAS; NAÇÃO; MARKETING; RELAÇÕES PÚBLICAS INTERNACIONAIS; TURISMO; IMIGRANTES; CUBANOS; NARRATIVA
- Keywords: Barreiras culturais à comunicação
- Language: Português
- Abstract: O presente trabalho analisa a importância da valorização das micronarrativas das pessoas estrangeiras (em especial dos cubanos) que moram no Brasil para a formação e reformulação da sua identidade individual como imigrantes, assim como verificar sua contribuição à formação da identidade e marca país Brasil. Para isto, se mostram as diversas formas de enxergar esta marca, desde fora e desde dentro, segundo o olhar estrangeiro e em particular do cubano; analisa-se algumas das micronarrativas de cubanos residentes no Brasil através dos resultados de uma pesquisa piloto e analisa-se algumas das barreiras culturais à comunicação que enfrentam os imigrantes. Utilizou-se o método teórico prático com técnicas quali-quantitativas, como o levantamento bibliográfico, observação participante, entrevistas e questionário. Entre os resultados obtidos destaca-se o diagnóstico das barreiras culturais à comunicação que enfrentam os imigrantes cubanos residentes no Brasil, bem como eles enxergam a marca país Brasil antes e depois de conhecer o país. Esses resultados apontam que existem elementos da dita marca que podem ser contados de outra maneira, qual seja, partindo das micronarrativas das pessoas comuns. E ainda que existem atributos positivos da marca país Brasil que até o momento são pouco explorados na mídia
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Revista Científica Hermes
- ISSN: 2175-0556
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 15, p. 242-262, jan./jun. 2016
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
CHIBÁS ORTIZ, Felipe. O olhar do outro: barreiras culturais à comunicação, novas narrativas e marca país Brasil. Revista Científica Hermes, v. 15, n. ja/ju 2016, p. 242-262, 2016Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.21710/rch.v15i0.242. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Chibás Ortiz, F. (2016). O olhar do outro: barreiras culturais à comunicação, novas narrativas e marca país Brasil. Revista Científica Hermes, 15( ja/ju 2016), 242-262. doi:10.21710/rch.v15i0.242 -
NLM
Chibás Ortiz F. O olhar do outro: barreiras culturais à comunicação, novas narrativas e marca país Brasil [Internet]. Revista Científica Hermes. 2016 ; 15( ja/ju 2016): 242-262.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.21710/rch.v15i0.242 -
Vancouver
Chibás Ortiz F. O olhar do outro: barreiras culturais à comunicação, novas narrativas e marca país Brasil [Internet]. Revista Científica Hermes. 2016 ; 15( ja/ju 2016): 242-262.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.21710/rch.v15i0.242 - Barreiras à comunicação e criatividade organizacional: um estudo de caso em hotéis brasileiros e cubanos
- Barreiras culturais à comunicação e hospitalidade: estudo multicaso em redes hoteleiras nacionais e multinacionais
- Gestão da comunicação e da Educação a Distancia (EAD): desafíos e estrategias criativas
- Gestão criativa em ecossistemas de educação a distância (EAD)
- Palavras dos organizadores. [Apresentação]
- M@rketing_pessoal.com: sua marca e estratégia dentro e fora da internet
- Estratégias criativo-inovadoras de comunicação institucional de empresas em mídias sociais digitais: casos Itaú, O Boticário e Cacau Show
- Gestão da educação a distância: comunicação, desafios e estratégias
- Homem por trás das palavras
- Creatividad, comunicación y cultura
Informações sobre o DOI: 10.21710/rch.v15i0.242 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas