A motivação dos profissionais que desenvolvem projetos utilizando as tecnologias da informação: um estudo empírico (2015)
- Authors:
- Autor USP: ORTIZ, FELIPE CHIBÁS - ECA
- Unidade: ECA
- Subjects: MOTIVAÇÃO; MOTIVAÇÃO DO EMPREGADO; TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO; TECNOLOGIA DA COMUNICAÇÃO; CRIATIVIDADE; INOVAÇÃO; GESTÃO DE PROJETOS
- Language: Português
- Abstract: O presente artigo apresenta uma primeira aproximação às motivações dos profissionais da Tecnologia da informação e a Comunicação (TICs) através de pesquisa empírica realizada com 406 profissionais do setor. Tratava-se de profissionais da informática para os quais aleatoriamente se enviou o questionário elaborado pelos autores encima de parâmetros e indicadores motivacionais citados na bibliografia revisada. Este trabalho tem por objetivo mostrar os principais fatores motivacionais que influenciam as atitudes comportamentais no trabalho dos profissionais que trabalham com as TICs de acordo aos dados levantados nesta pesquisa empírica realizada no ano 2012. O método de pesquisa utilizado foi o teórico-prático, partindo de um prévio levantamento bibliográfico; se utilizou um questionário elaborado pelos autores e disparado via email, respondido na plataforma Google, assim como uma entrevista de aprofundamento nos casos necessários (38 pessoas). Também se aproveito a experiência de mais de dez anos de trabalho no setor dos autores, através da observação participativa durante o convívio cotidiano com profissionais da informática no desenvolvimento, implantação e gestão de projetos digitais. Se apresentam os principais fatores motivadores e desmotivadores para o profissional das TICs, assim como outros elementos do perfil profissional destes profissionais
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Revista Eletrônica Acadêmica Drummond
- ISSN: 2179-0647
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 6, n. 7, p. 37-55, nov. 2015
-
ABNT
CHIBÁS ORTIZ, Felipe e FARINA, Ellen. A motivação dos profissionais que desenvolvem projetos utilizando as tecnologias da informação: um estudo empírico. Revista Eletrônica Acadêmica Drummond, v. no 2015, n. 7, p. 37-55, 2015Tradução . . Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002770973.pdf. Acesso em: 18 abr. 2024. -
APA
Chibás Ortiz, F., & Farina, E. (2015). A motivação dos profissionais que desenvolvem projetos utilizando as tecnologias da informação: um estudo empírico. Revista Eletrônica Acadêmica Drummond, no 2015( 7), 37-55. Recuperado de https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002770973.pdf -
NLM
Chibás Ortiz F, Farina E. A motivação dos profissionais que desenvolvem projetos utilizando as tecnologias da informação: um estudo empírico [Internet]. Revista Eletrônica Acadêmica Drummond. 2015 ; no 2015( 7): 37-55.[citado 2024 abr. 18 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002770973.pdf -
Vancouver
Chibás Ortiz F, Farina E. A motivação dos profissionais que desenvolvem projetos utilizando as tecnologias da informação: um estudo empírico [Internet]. Revista Eletrônica Acadêmica Drummond. 2015 ; no 2015( 7): 37-55.[citado 2024 abr. 18 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002770973.pdf - Barreiras à comunicação e criatividade organizacional: um estudo de caso em hotéis brasileiros e cubanos
- Barreiras culturais à comunicação e hospitalidade: estudo multicaso em redes hoteleiras nacionais e multinacionais
- O olhar do outro: barreiras culturais à comunicação, novas narrativas e marca país Brasil
- Gestão da comunicação e da Educação a Distancia (EAD): desafíos e estrategias criativas
- Gestão criativa em ecossistemas de educação a distância (EAD)
- Palavras dos organizadores. [Apresentação]
- M@rketing_pessoal.com: sua marca e estratégia dentro e fora da internet
- Estratégias criativo-inovadoras de comunicação institucional de empresas em mídias sociais digitais: casos Itaú, O Boticário e Cacau Show
- Gestão da educação a distância: comunicação, desafios e estratégias
- Homem por trás das palavras
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas