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Astros no rock: uma perspectiva sociocultural no uso da canção na educação em ciências (2016)

  • Authors:
  • Autor USP: GOMES, EMERSON FERREIRA - ENSINO CIÊNCIAS
  • Unidade: ENSINO CIÊNCIAS
  • Subjects: FÍSICA; ENSINO E APRENDIZAGEM; DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA; EDUCAÇÃO NÃO FORMAL; ROCK
  • Language: Português
  • Abstract: A incorporação de elementos da cultura primeira do estudante no processo de ensino-aprendizagem foi defendida pelo pedagogo francês Georges Snyders (1988) em sua obra "A Alegria na Escola". Esta pesquisa contribuiu com essa interface, identificando, no discurso de canções do rock n' roll, elementos textuais que possibilitem reflexões no âmbito conceitual, epistemológico e sociopolítico sobre a exploração do espaço. O objeto de estudo neste trabalho são canções do período entre as décadas de 1960 e 1970 que possuem representações sobre a astronomia e as missões espaciais. O uso do rock justificou-se pelo fato de temas sobre exploração espacial aparecerem no trabalho de diversos artistas desse gênero musical, permitindo reflexões em nível conceitual, epistemológico e sociopolítico sobre a ciência, a tecnologia e suas relações com a sociedade e o ambiente. Além disso, identificamos que tanto o rock quanto as missões espaciais foram fenômenos culturais que dependeram em sua gênese dos avanços da tecnologia e da ciência e tiveram sua repercussão na sociedade através de processos midiáticos. Essas canções foram selecionadas entre os diversos gêneros de rock, e analisadas a partir de referenciais semiodiscursivos. As atividades foram aplicadas em situações formais de ensino - ensino médio e ensino superior -, em formação continuada de professores e projetos de ensino não formal na escola. No processo de ensinoaprendizagem, foram desenvolvidas atividades que envolviam leitura-comentada da canção, identificando na letra, melodia e harmonia, aspectos que evidenciavam um discurso crítico sobre a ciência e sua relação com a sociedade e o ambiente. Essas atividades envolveram três instâncias: Elaboração, Aplicação e Análise. Como referencial norteador dessas etapas, nos valemos das teorias socioculturais de Vigotski (2001), Snyders (1988) e Freire (2013).
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 15.04.2016
  • Acesso à fonte
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    • ABNT

      GOMES, Emerson Ferreira. Astros no rock: uma perspectiva sociocultural no uso da canção na educação em ciências. 2016. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-28062016-103823/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Gomes, E. F. (2016). Astros no rock: uma perspectiva sociocultural no uso da canção na educação em ciências (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-28062016-103823/
    • NLM

      Gomes EF. Astros no rock: uma perspectiva sociocultural no uso da canção na educação em ciências [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-28062016-103823/
    • Vancouver

      Gomes EF. Astros no rock: uma perspectiva sociocultural no uso da canção na educação em ciências [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-28062016-103823/


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