Copo meio cheio ou copo meio vazio?: estágio pós-doutoral, face exposta, revisão crítica e agenda de pesquisa (2016)
- Authors:
- Autor USP: PORTO, GECIÂNE SILVEIRA - FEARP
- Unidade: FEARP
- DOI: 10.1590/0102-4698140410
- Subjects: ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; PRODUÇÃO CIENTÍFICA; DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL; GESTÃO DO CONHECIMENTO
- Language: Português
- Abstract: Analisaram-se publicações sobre o tema da capacitação pósdoutoral nas bases Web of Science, Proquest, Scielo e Portal de Periódicos CAPES. De acordo com a revisão da literatura, o Brasil seria o possível agente de fronteira nesse campo investigativo. Apesar das amostras com organizações suniversitárias diversificadas, encontraram-se resultados similares entre elas, sendo que a variável tempo de carreira docente emerge como sendo o principal fator explicativo da transferência pós-doutoral positiva sobre a produção científica. Nesta revisão observa-se que, quanto ao marco teórico, todos os estudos convergiram para enxergar o fenômeno pós-doutoral à luz da Gestão do Conhecimento, e nesta revisão crítica, questionam-se os aspectos cruciais do ponto de vista teórico e metodológico para estudo do fenômeno pós-doutoral que devem ser objeto de reflexão visando a melhorias, mas há também uma visão otimista e promissora acerca desse campo de investigação, por ser um campo de exploração em pesquisa ainda escasso e com imenso potencial de desenvolvimento
- Imprenta:
- Publisher place: Belo Horizonte
- Date published: 2016
- Source:
- Título do periódico: Educação em Revista
- ISSN: 0102-4698
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 32, n. 1, p. 159-184, 2016
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
CASTRO, Pedro Marcos Roma de e PORTO, Geciane Silveira. Copo meio cheio ou copo meio vazio?: estágio pós-doutoral, face exposta, revisão crítica e agenda de pesquisa. Educação em Revista, v. 32, n. 1, p. 159-184, 2016Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698140410. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Castro, P. M. R. de, & Porto, G. S. (2016). Copo meio cheio ou copo meio vazio?: estágio pós-doutoral, face exposta, revisão crítica e agenda de pesquisa. Educação em Revista, 32( 1), 159-184. doi:10.1590/0102-4698140410 -
NLM
Castro PMR de, Porto GS. Copo meio cheio ou copo meio vazio?: estágio pós-doutoral, face exposta, revisão crítica e agenda de pesquisa [Internet]. Educação em Revista. 2016 ; 32( 1): 159-184.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/0102-4698140410 -
Vancouver
Castro PMR de, Porto GS. Copo meio cheio ou copo meio vazio?: estágio pós-doutoral, face exposta, revisão crítica e agenda de pesquisa [Internet]. Educação em Revista. 2016 ; 32( 1): 159-184.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/0102-4698140410 - Adoção de tecnologia de informação nas empresas do setor eletro-eletrônico: um mapeamento da realidade existente
- A adoção do EDI por parte das empresas brasileiras: um estudo multicaso. (Em CD-ROM)
- Os impactos da utilização da tecnologia de informação nas organizações: conceitos e definições. (Em CD-ROM)
- The IBM support center: a case study in information technology
- Transforming ideas into enterprises: the case study of the PADETEC
- A decisão empresarial de desenvolvimento tecnológico por meio da cooperação empresa-universidade
- A interface entre empresas de telecomunicações e suas fontes de tecnologia: um estudo multicaso em três multinacionais (MNC) e um centro de pesquisa instalados no Brasil
- Um estudo sobre os modelos de gestão ambiental adotados pelas empresas
- Da pesquisa para o mercado. [Depoimento à Simone Harnik]
- Avaliação e mensuração de resultados da capacitação docente via estágios pós-doutorais: um breve mergulho no produção científica em periódicos
Informações sobre o DOI: 10.1590/0102-4698140410 (Fonte: oaDOI API)
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
002769935.pdf | Direct link |
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas