Sequências e séries: uma proposta duvaliana para a educação básica (2016)
- Autores:
- Autor USP: ABDOUNUR, OSCAR JOAO - IME
- Unidade: IME
- Assuntos: SEQUÊNCIAS; SÉRIES; INFINITO (MATEMÁTICA); ENSINO MÉDIO
- Palavras-chave do autor: representação semiótica
- Idioma: Português
- Resumo: Este trabalho versa sobre o ensino de Sequências e Séries na educação básica. A questão é entender em que medida o uso da Teoria dos Registros de Representação Semiótica se mostra favorável à criação de atividades que sejam propícias à aprendizagem dos alunos. Foram elaboradas dez atividades sobre Sequências e Séries e foi feita uma aplicação de quatro destas atividades com alunos de 1ª série do ensino médio. Com esta aplicação, procurou-se buscar evidências de que o uso de diversos registros de representação semiótica favorecem a aprendizagem dos alunos em Matemática. Como escopo secundário, buscamos também investigar a concepção de infinito que os alunos manifestaram durante a aplicação das atividades. Antes, porém, buscamos na história da Matemática diferentes maneiras de como filósofos e matemáticos concebiam e utilizavam o infinito. Visto que Sequências e Séries também são assunto tratados no ensino superior, foram abordadas algumas dificuldades de transição ensino básico/ensino superior tendo em vista diferenças culturais entre os dois níveis de ensino. Concluímos que o uso de materiais concretos para representação de objetos matemáticos se mostrou favorável à compreensão dos alunos e a concepção de infinito dos alunos está predominantemente ligada a ideia de infinito potencial.
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Anais
- Nome do evento: Encontro do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática
-
ABNT
QUINA, Caio Moura e ABDOUNUR, Oscar João. Sequências e séries: uma proposta duvaliana para a educação básica. 2016, Anais.. São Paulo: IME-USP, 2016. Disponível em: https://www.ime.usp.br/images/arquivos/pos/posmpemat/caio.pdf. Acesso em: 18 set. 2024. -
APA
Quina, C. M., & Abdounur, O. J. (2016). Sequências e séries: uma proposta duvaliana para a educação básica. In Anais. São Paulo: IME-USP. Recuperado de https://www.ime.usp.br/images/arquivos/pos/posmpemat/caio.pdf -
NLM
Quina CM, Abdounur OJ. Sequências e séries: uma proposta duvaliana para a educação básica [Internet]. Anais. 2016 ;[citado 2024 set. 18 ] Available from: https://www.ime.usp.br/images/arquivos/pos/posmpemat/caio.pdf -
Vancouver
Quina CM, Abdounur OJ. Sequências e séries: uma proposta duvaliana para a educação básica [Internet]. Anais. 2016 ;[citado 2024 set. 18 ] Available from: https://www.ime.usp.br/images/arquivos/pos/posmpemat/caio.pdf - Na matemática, o impossível é para sempre impossível. [Depoimento a Felipe Dreher e Paulo Henrique Sousa]
- Réflexions et Eclaircissemens sur les Nouvelles Vibrations des Cordes Exposées dans les Mémoires de L’Académie de 1747 & 1748. [Tradução]
- Mudanças estruturais nos fundamentos matemáticos da música a partir do século XVII: considerações sobre consonância, série harmônica e temperamento
- Structural mathematical changes in theoretical music in the early renaissance
- Intraarticular spacers [Letter to the editor]
- Desenvolvimento de um kit didático para estudos de resistência dos materiais, com aplicação na engenharia de produção
- A preliminary survey on the emergence of an arithmetical theory of ratios
- Emergence of geometry and conceptual changes in theory of ratios in theoretical music in the 16th century
- Arelação música/matemática segundo Descartes
- Arquétipos e múltiplas representações: um estudo no âmbito das relações entre matemática e música
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas