Argumentação em matemática: contribuições para o desenvolvimento do senso crítico do educando (2016)
- Autores:
- Autor USP: DRUCK, IOLE DE FREITAS - IME
- Unidade: IME
- Assuntos: ENSINO E APRENDIZAGEM; MATEMÁTICA; EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
- Palavras-chave do autor: desenvolvimento integral
- Idioma: Português
- Resumo: Os documentos oficiais que tratam da Educação Básica no Brasil enfatizam que é objetivo da educação promover o desenvolvimento pleno, a formação para a cidadania e a qualificação para o trabalho. Em particular, com relação às disciplinas matemáticas, embora não forneçam indicações de como desenvolvê-las, necessitam ser valorizadas atividades que favoreçam a expressão crítica sobre os problemas da Matemática, de outras áreas do conhecimento e da sociedade em que vive, bem como uma aprendizagem que permita formar opinião própria. Assim, neste trabalho, discutiremos o significado da formação integral do educando do ponto de vista da literatura existente e dos documentos oficiais (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica- DCNEB e Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional), bem como o papel do desenvolvimento do senso crítico e das validações matemáticas para o desenvolvimento pleno do educando.
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Anais
- Nome do evento: Encontro do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática
-
ABNT
COSTA, Valter Magalhães e DRUCK, Iole de Freitas. Argumentação em matemática: contribuições para o desenvolvimento do senso crítico do educando. 2016, Anais.. São Paulo: IME-USP, 2016. Disponível em: https://www.ime.usp.br/images/arquivos/pos/posmpemat/valter.pdf. Acesso em: 20 abr. 2024. -
APA
Costa, V. M., & Druck, I. de F. (2016). Argumentação em matemática: contribuições para o desenvolvimento do senso crítico do educando. In Anais. São Paulo: IME-USP. Recuperado de https://www.ime.usp.br/images/arquivos/pos/posmpemat/valter.pdf -
NLM
Costa VM, Druck I de F. Argumentação em matemática: contribuições para o desenvolvimento do senso crítico do educando [Internet]. Anais. 2016 ;[citado 2024 abr. 20 ] Available from: https://www.ime.usp.br/images/arquivos/pos/posmpemat/valter.pdf -
Vancouver
Costa VM, Druck I de F. Argumentação em matemática: contribuições para o desenvolvimento do senso crítico do educando [Internet]. Anais. 2016 ;[citado 2024 abr. 20 ] Available from: https://www.ime.usp.br/images/arquivos/pos/posmpemat/valter.pdf - Poucos querem ser professores: e hora de rever as licenciaturas
- Key mathematical concepts in the transition from secondary school to university
- Duas décadas de avaliação pedagógica no PNLD
- A linguagem lógica
- Sobre a Lebesgue mensurabilidade dos conjuntos de reais
- Sur la convergence de suites de fonctions suivant des filtres
- Currículo integrado voltado à formação humana integral no ensino médio: reflexões sobre o papel da matemática
- Un modèle de filtres pour l'analyse réelle synthétique
- Modele filtres pour l'analyse reelle synthetique
- Linguagem logica
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas