Diretor de escola pública: da totalidade a centralidade? (2014)
- Authors:
- USP affiliated authors: PASSADOR, CLAUDIA SOUZA - FEARP ; PASSADOR, JOÃO LUIZ - FEARP
- Unidade: FEARP
- DOI: 10.3738/1982.2278.952
- Subjects: ESCOLA PÚBLICA; ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO
- Language: Português
- Abstract: A administração das escolas e redes de ensino é objeto de estudo interessante à Administração uma vez que há um consenso quanto à importância da educação para o desenvolvimento dos países e dos cidadãos. O diretor é figura central e peça chave no contexto escolar. A forma de conceber a administração da escola impacta naquilo que se espera de um diretor, assim como aqueles conceitos nos quais o gestor acredita terão impacto em sua atuação. O presente trabalho busca apontar as mudanças de concepção dentro da evolução do corpo teórico de Administração Escolar e possíveis reflexos disto na forma de ver e atuar dos gestores escolares. Assim, além de traçar um quadro teórico tenta refletir quanto ao papel do diretor em cada uma das óticas. Entre os analisados estão autores clássicos (Leão, Ribeiro, Lourenço Filho e Alonso), críticos (Félix e Paro) e contemporâneos que discutem desafios ou características dos diretores na atualidade. Verificou-se que inicialmente o diretor aparece como responsável maior pela gestão da escola e atualmente preconiza-se a responsabilidade compartilhada. Conclui-se que, o diretor tem função importante na gestão da escola e a mudança de visão quanto à sua atuação não a simplificou, mas deixou-a mais complexa e dinâmica
- Imprenta:
- Source:
- Este periódico é de assinatura
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: green
- Licença: other-oa
-
ABNT
MEDEIROS, Mirna de Lima et al. Diretor de escola pública: da totalidade a centralidade?. Nucleus, v. 11, n. 2, p. 69-84, 2014Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.3738/1982.2278.952. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Medeiros, M. de L., Vantini, C. B. A., Passador, C. S., & Passador, J. L. (2014). Diretor de escola pública: da totalidade a centralidade? Nucleus, 11( 2), 69-84. doi:10.3738/1982.2278.952 -
NLM
Medeiros M de L, Vantini CBA, Passador CS, Passador JL. Diretor de escola pública: da totalidade a centralidade? [Internet]. Nucleus. 2014 ; 11( 2): 69-84.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.3738/1982.2278.952 -
Vancouver
Medeiros M de L, Vantini CBA, Passador CS, Passador JL. Diretor de escola pública: da totalidade a centralidade? [Internet]. Nucleus. 2014 ; 11( 2): 69-84.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.3738/1982.2278.952 - Políticas públicas e a construção da democracia no Brasil: reordenamento do espaço público ?
- Aprendendo a aprender coletivamente: novos paradigmas sobre a gestão do conhecimento em ambientes de redes
- Fatores que influenciam o desempenho dos alunos de educação fundamental no Estado de São Paulo: apontamentos para as políticas públicas
- How did the UK government face the global COVID-19 pandemic?
- Regional development: the recent evolution into the economic assets of the arenito Caiuá's region, northwestern of Paraná state, Brazil
- Transferências de gestão dos perímetros públicos de irrigação: uma proposta metodológica
- Categorizações e recomendações para a pesquisa sobre redes inter-organizacionais
- A direção escolar e o contexto de cultura e mídia na escola
- Local development and innovation: the experience of a Brazilian aquaculture network
- Implications of geographical indications: a comprehensive review of papers listed in CAPES' journal database
Informações sobre o DOI: 10.3738/1982.2278.952 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas