Análise de processos de aprendizagem do tipo bottom-up e seus resultados nas organizações (2016)
- Autores:
- Autor USP: MAEMURA, MARCIA MITIE DURANTE - FEARP
- Unidade: FEARP
- Sigla do Departamento: EAD
- Assuntos: APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL; CULTURA ORGANIZACIONAL; LIDERANÇA; ORGANIZAÇÃO (ADMINISTRAÇÃO)
- Palavras-chave do autor: Aprendizagem bottom-up; Bottom-up learning; Cultura organizacional de aprendizagem; Innovativeness; Inovatividade; Leadership; Mecanismos de coordenação e integração; Mechanisms of coordination and integration; Organizational learning; Organizational learning culture
- Idioma: Português
- Resumo: Com este estudo procurou se identificar os resultados produzidos pela aprendizagem do tipo Bottom-Up (BU) em organizações, tendo-se em vista que as variáveis Cultura Organizacional de Aprendizagem (COA), Mecanismos de Coordenação e Integração (MCI) e Liderança (LID) podem interferir na relação entre o método de aprendizagem e os resultados obtidos pela organização. Para se compreender o fenômeno, após uma pesquisa bibliográfica, foi desenvolvido um estudo multicaso pela metodologia proposta por Yin (2009). Foram pesquisadas quatro organizações atuantes em segmentos distintos, nomeadas neste estudo como "Empresa X" (setor farmacêutico), "Empresa Y" (setor alimentício/franquia), "Empresa Z" (indústria e comércio de calçados) e "Empresa W" (setor farmacêutico). Nestas empresas foram inquiridos o Diretor, o Vendedor e os responsáveis pelo setor da inovação, produção, comercial, financeiro e RH. Os respondentes foram entrevistados e preencheram um questionário, além de ter existido coleta prévia de dados secundários para maior compreensão dos fatos relacionados às empresas. Como resultado, constatou-se que nos casos analisados, aparentemente existe uma combinação entre o fator MCI e os constructos LID e COA, que possibilita a existência da aprendizagem do tipo BU. Os resultados provenientes desta combinação tendem a se manifestar em termos financeiros, competitivos e mercadológicos. A combinação do fator e os constructos não necessariamente conduzem à inovatividade da organização
- Imprenta:
- Local: Ribeirão Preto
- Data de publicação: 2016
- Data da defesa: 05.05.2016
-
ABNT
MAEMURA, Marcia Mitie Durante. Análise de processos de aprendizagem do tipo bottom-up e seus resultados nas organizações. 2016. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2016. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-12072016-111223/. Acesso em: 20 set. 2024. -
APA
Maemura, M. M. D. (2016). Análise de processos de aprendizagem do tipo bottom-up e seus resultados nas organizações (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-12072016-111223/ -
NLM
Maemura MMD. Análise de processos de aprendizagem do tipo bottom-up e seus resultados nas organizações [Internet]. 2016 ;[citado 2024 set. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-12072016-111223/ -
Vancouver
Maemura MMD. Análise de processos de aprendizagem do tipo bottom-up e seus resultados nas organizações [Internet]. 2016 ;[citado 2024 set. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-12072016-111223/
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas